Foi anunciado em Outubro mas só agora vão começar a sair para a rua os primeiros exemplares do mais recente "blindado" sobre rodas da DS Automobiles.
Baseado no actual DS 7 E-Tense 4x4 300, o novo híbrido plug-in DS 7 Vauban ganhou uma blindagem quase imperceptível do exterior.
As fibras de aramidas e de polietileno de alto desempenho (HPPE), assim como o aço blindado e os vidros de segurança reforçam o veículo para um nível de protecção VPAM 4 contra armas de fogo.
A estampagem interior e a montagem de comandos especiais são os únicos elementos diferenciadores no habitáculo, estando ainda disponíveis vários pacotes opcionais para uma segurança mais requintada.
Notável é que transformação do DS 7 Vauban, feita em colaboração com a WELP France, tem um impacto muito reduzido no que ao desempenho diz respeito.
Com apenas mais 164 quilos do que o modelo que lhe serve de base, para uns 2.075 quilos totais, consegue acelerar dos zero aos 100 km/hora em apenas 6,1 segundos.
São apenas mais duas décimas de segundo nesta proposta com 300 cv e 520 Nm combinados, com a bateria de 14,2 kWh a apontar para uma autonomia em redor dos 60 quilómetros.
Mantêm-se igualmente as distâncias de travagem assim como a qualidade do amortecimento, graças à actuação do DS Active Scan Suspension controlado por câmara.
Para conduzir este "blindado" basta a carta de condução da categoria B, ao contrário da maioria dos rivais, que exigem uma licença de pesados e a formação específica do condutor.
Com a sua homologação prevista para este mês, o DS 7 Vauban, que já pode ser reservado, é proposto a partir de 165 mil euros em França, ficando por saber o preço para o nosso país.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?