O sucessor do Scirocco R, produzido em Palmela na Autoeuropa, já tem preços para o nosso país. Com um preço de arranque de 50.858 euros, o Volkswagen T-Roc R promete arrebatar os adeptos da marca germânica.
O já conhecido motor 2.0 TSI turbo de quatro cilindros, que também equipa o Golf R, está capacitado para oferecer 300 cv de potência e 400 Nm de binário.
O bloco está acoplado a uma caixa automática de sete velocidades de dupla embraiagem, que transmite a potência para as quatro rodas através do sistema 4Motion da Volkswagen.
Resultado: o novo T-Roc R atinge em apenas 4,8 segundos os 100 km/hora, para uma velocidade máxima de 250 km/hora limitada electronicamente.
Para suportar este aumento de potência (e respectivo desempenho) na estrada, o SUV comporta um novo sistema de direcção, complementado por uma suspensão rebaixada e o mesmo sistema de travões do Golf R Performance.
A adrenalina que "trespassa" o condutor, quando se senta ao volante do T-Roc R, está patente no Launch Control, no novo modo de condução Race, e na possibilidade de desligar manualmente o sistema electrónico de controlo de estabilidade.
Em termos visuais, encontram-se diversas variações em relação ao T-Roc convencional que o tornam ainda mais apelativo aos sentidos.
Pára-choques com um timbre mais pujante, pintados na mesma cor da carroçaria, cavas das rodas mais proeminentes, jantes em liga leve de 18 polegadas para pneus 215/50, nova grelha dianteira e sistema de escape com quatro ponteiras da Akrapovic são alguns dos pormenores que se destacam.
O habitáculo foi igualmente concebido para transmitir toda a agressividade que se sente no exterior. A insígnia R assenta no volante desportivo multifuncional, nos pedais cromados, nos bancos desportivos e no enorme ecrã central que complementa o painel de instrumentos digital, sem esquecer alguns revestimentos em fibra de carbono.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?