A DS Automobiles deu esta sexta-feira início à comercialização da sua gama electrificada E-TENSE em Portugal, com a abertura das encomendas de dois modelos: DS 3 Crossback E-TENSE e DS 7 Crossback E-TENSE 4x4. O primeiro é um SUV compacto totalmente eléctrico. O segundo é um SUV médio com tecnologia híbrida plug-in. Com esta ofensiva, a DS é a primeira marca do Grupo PSA a lançar no mercado a oferta electrificada de nova geração.
A assinatura E-TENSE representa a visão global da DS e abre o caminho para uma estratégia de electrificação que vai permitir à marca "premium" do Grupo PSA disponibilizar versões totalmente eléctricas ou híbridas plug-in em todos os seus novos modelos, sendo que o objectivo é que a partir de 2025 toda a gama seja composta por eléctricos ou híbridos PHEV.
Apresentado como o primeiro SUV Premium totalmente eléctrico do segmento B disponível no mercado português, o DS 3 Crossback E-TENSE estreia a plataforma CMP do Grupo PSA e conta com um grupo propulsor que assenta num motor eléctrico de 100 kW (o equivalente a 136 cv) com 260 Nm de binário, associado a uma bateria de iões de lítio de 50 kWh e a um sistema de recuperação de energia em desaceleração e travagem.
Este modelo apresenta uma autonomia de 320 quilómetros, de acordo com o ciclo WLTP, e revela níveis de performance que fazem adivinhar uma condução desportiva e dinâmica. A aceleração dos 0 aos 50 km/h, por exemplo, será cumprida em apenas 3,3 segundos.
Esta versão E-TENSE do DS 3 Crossback estará disponível com três modos de condução distintos: "Eco", para maximizar a autonomia, "Normal", para desfrutar do maior conforto nos trajectos do dia-a-dia, e "Sport", que tal como o nome sugere coloca as sensações dinâmicas à frente de qualquer preocupação com a autonomia.
Com recurso a uma wallbox monofásica é possível carregar a totalidade da bateria em 8 horas, mas para carregar este automóvel em casa a DS propõe uma Wallbox especial, denominada DS Smart Wallbox, cuja versão trifásica permite obter uma carga completa em apenas 5 horas. Mais impressionante ainda é o registo num posto de carregamento rápido de 100 kW, onde é possível carregar 80% da bateria em apenas 30 minutos.
Esta versão E-TENSE do DS 3 Crossback destaca-se das restantes por contar com um pára-choques traseiro exclusivo, sem ponteiras de escape, por ter jantes exclusivas de 18 polegadas, novos acabamentos em cromado acetinado, assinaturas E-TENSE ao longo da carroçaria e uma cor específica destas versões electrificadas: Cristal Pearl (opcional).
E se a imagem exterior impressiona, muito por culpa da combinação de cores e materiais e, claro, do desenho arrojado inspirado nos bairros emblemáticos de Paris, o interior não lhe fica nada atrás. O posto de condução totalmente digital rouba grande parte das atenções do habitáculo, mas o desenho dos bancos, da consola central e dos comandos também não passam despercebidos.
No mercado nacional, o novo DS 3 Crossback E-Tense está disponível a partir de 41 mil euros para a versão "So Chic". A versão "Performance Line" arranca nos 41.800 euros e a variante "Grand Chic" nos 45.900 euros.