Revelado no final do ano passado, chega ao mercado nacional o novo Volkswagen Caddy, mais versátil e mais tecnológico.
Já na sua quinta geração, o modelo é proposto na versão comercial com as carroçarias Cargo e Cargo Maxi, para dois ou três ocupantes, e nas linhas de equipamento Cargo, Cargo Business e Kingcab Business.
A variante para cinco e sete passageiros será proposta, respectivamente, nas carroçarias Normal e Maxi com três níveis de equipamento – Caddy, Life e Style –, apresentando-se como uma alternativa aos monovolumes.
A carrinha é construída sobre a plataforma transversal modular MQB, que partilha com o mais recente Volkswagen Golf, recebendo várias das inovações integradas no hatchback mais visível no painel de instrumentos.
Com 4.500 mm de comprimento, o Caddy mais pequeno é 93 mm mais comprido do que o antecessor e 62 mm mais largo, chegando aos 1.855 mm de largura.
A variante mais comprida mede 4.853 mm de comprimento, o que representa um "crescimento" de 24 mm à versão que agora substitui.
Qualquer um dos modelos Caddy, comercial e de passageiros, é propulsionado por um bloco TDI de 2.0 litros, com potências de 75, 102 e 122 cv, e os respectivos binários de 250, 280 e 320 Nm.
A esse motor pode ser aliado a uma caixa manual de seis velocidades ou uma transmissão automática DSG de sete velocidades com dupla embraiagem.
O motor turbodiesel com a potência de 75 cv, no entanto, está reservado apenas para os Caddy Cargo e Cargo Maxi, assim como para as versões com distância curta entre eixos.
Está igualmente disponível para todas as variantes Caddy um motor turbo 1.5 TSI a gasolina de 114 cv e 220 Nm, com gestão activa dos cilindros, e caixa manual ou transmissão automática.
Seguir-se-á em 2022 o motor turbo CNG/gás natural de 1.5 litros TGI, com 103 cv, e um propulsor híbrido plug-in com transmissão DSG.
A nova caixa manual de seis velocidades pode ser combinada com todos os motores TDI, TSI e TGI do Caddy.
Cinco dos 19 sistemas de segurança e assistência ao condutor são novos, com os restantes a sofrerem uma ampla actualização e alargamento de funções.
Destaca-se o sistema de condução semi-autónoma de nível 2, que é inédito no segmento a que o modelo se dirige.
O Travel Assist, que é estreia num veículo comercial da Volkswagen e oferece assistência numa faixa mais alargada de velocidades de circulação, inclui cruise control adaptativo com função Stop & Go, assistente de manutenção na faixa de rodagem e Trailer Assist.
O Volkswagen Caddy dispõe ainda do Digital Cockpit de dez polegadas, e de um novo sistema de infoentretenimento em ecrãs tácteis de 6,5, 8,25 ou dez polegadas consoante as variantes em causa.
O Volkswagen Caddy está já disponível para encomenda, embora a variante Maxi só esteja disponível em Abril, com preços sem IVA a arrancarem nos 17.403 euros para a Cargo e 25.852 euros para a variante para passageiros.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?