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Três anos após a sua chegada ao mercado, o Volkswagen ID.3 foi alvo de uma actualização que vai muito para lá da estética.
Os materiais interiores do compacto eléctrico foram melhorados, assim como o sistema de infoentretenimento, entre outras evoluções tecnológicas.
E, no campo da motorização, mantém o mesmo motor eléctrico de 150 kW (204 cv) e 310 Nm mas agora associado a baterias com diferentes capacidades.
Revelado em 2019, no último salão automóvel de Frankfurt, o ID.3 sofreu uma profunda renovação que a própria Volkswagen afirma ser quase um carro novo.
Passe o exagero, é notória a evolução estética do citadino eléctrico, com a dianteira a ganhar novos pára-choques mais largos.
As entradas de ar laterais dão-lhe uma postura mais desportiva mas também uma melhor aerodinâmica, a cifrar-se nos Cx 0,263.
O capô reestilizado (e esculpido nas laterais) também parece mais longo, em parte devido ao abandono da faixa preta sob o pára-brisas.
Nas laterais, percebe-se a substituição do preto pelo prateado fosco na linha do tejadilho, com o conjunto a ter agora um visual mais elegante.
A traseira quase parece ter sido esquecida nesta renovação: a única mudança está nos farolins bipartidos, com o vermelho reforçado pelas luzes de travagem.
A Volkswagen diz que levou em consideração as reacções dos seus clientes no momento da renovação o habitáculo do ID.3.
Essa decisão está patente na melhor qualidade e suavidade dos materiais de revestimento do tabliê e dos painéis das portas.
O mesmo aconteceu com o ecrã táctil multimédia, que passa a ser de 12 polegadas para todos os níveis de acabamento.
Os serviços do sistema de infoentretenimento também foram revistos e melhorados, além de poderem ser actualizados por via remota.
Para além de terem sido eliminados muitos dos erros de que o software enfermava, os menus foram rearranjados para um acesso mais simples.
Em estreia está o novo visor head-up de realidade aumentada, combinada com o sistema de navegação.
O ID.3 passa a ser proposto com duas baterias de diferentes capacidades para o mesmo motor de 150 kW (204 cv) e 310 Nm montado no eixo traseiro.
A de 62 kWh oferece uma autonomia até 426 quilómetros enquanto a de 82 kWh chega aos 545 quilómetros.
Se a distância percorrida com esta última bateria é bem maior, o mesmo não se passa nas acelerações até aos 100 km/hora.
Demora 7,9 segundos contra os 7,3 segundos para a versão com a bateria de menor capacidade, estando a velocidade máxima limitada a 160 km/hora.
Os carregamentos de cinco a 80% fazem-se em 35 minutos com a de 62 kWh em corrente contínua a 120 kW, baixando para a meia hora na de 82 kWh a 170 kW.
O renovado Volkswagen ID.3 entra em Abril na linha de montagem, com as primeiras entregas a estarem previstas para o início do Outono, embora se desconheçam os preços no nosso país para cada uma das versões.
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