Depois do ID.3, eis que já abriram as encomendas no nosso país para o novo Volkswagen ID.4, o segundo membro da família eléctrica ID da marca germânica.
Construído sobre a plataforma modular MEB para viaturas eléctricas, o ID.4 é proposto com um motor eléctrico a dar tracção às rodas traseiras, alimentado por baterias com duas capacidades e três níveis de potência.
O preço é convidativo para um SUV eléctrico com espírito familiar: a entrada na gama faz-se a partir dos 39.356 euros, e as primeiras entregas acontecem já em Abril.
O modelo com a bateria de 52 kWh – 109 kW (150 cv) e 220 Nm –, para uma autonomia de 230 a 340 quilómetros segundo o ciclo WLTP, é proposta nas versões City Pure e Style Pure.
A mesma bateria mas agora de 125 kW (170 cv) e 310 Nm, embora com autonomia igual, equipa as variantes City Pure Performance e Style Pure Performance, embora não esteja disponível na fase de lançamento.
As outras cinco versões do Volkswagen ID.4 – Life, Business, Family, Tech e Max – utilizam uma bateria de 77 kWh, com 150 kW (204 cv) e 310 Nm, para um autonomia até 520 quilómetros.
Embora com a velocidade máxima limitada a 160 km/hora para todas as versões, a mais potente está preparada para bater em 8,5 segundos nos 100 km/hora.
A variante GTX de 225 kW (306 cv), que será o desportivo topo de gama com um motor eléctrico por eixo a dar tracção às quatro rodas, chegará ainda este ano ao mercado.
São poucas as diferenças estéticas do Volkswagen ID.4 em relação ao ID.3, com as suas linhas a terem como missão melhorar a aerodinâmica para manter a autonomia e diminuir o consumo de energia.
Como SUV que é, o ID.4 assume-se como um verdadeiro carro para toda a família, como comprovam os seus 4.584 mm de comprimento por 1.852 mm de largura e 1.640 mm de altura.
Os 2.771 mm de distância entre eixos permite acomodar até cinco ocupantes com bons níveis de conforto, com a bagageira a propor 543 litros de capacidade, que cresce para os 1.575 litros com os bancos traseiros rebatidos.
A bateria de alta tensão, instalada no piso da carroçaria e com uma distribuição equilibrada de pesos em cada eixo, garante um centro de gravidade ideal, assegura a marca, para uma dinâmica de condução equilibrada.
No conjunto destacam-se as jantes em liga leve, que podem ir das 18 às 21 polegadas, as barras de tejadilho e os puxadores embutidos, e os faróis e farolins LED 3D com "piscas" dinâmicos.
O ID.4 pode ser ainda equipado com uma linha de luz opcional, que se estende, à frente e atrás, até ao novo logótipo da Volkswagen.
Como qualquer modelo eléctrico criado de raiz, o interior está concebido para dar uma sensação de espaço aos ocupantes… e essa visão é amplamente conseguida.
O espaço disponível para as pernas no Volkswagen ID.4 é generoso e os bancos com regulação eléctrica confortáveis.
A largueza de espaço é reforçada pelas cores da iluminação ambiente e pelo tecto panorâmico, proposto como opcional.
O tabliê, à semelhança do ID.3, conta com um pequeno painel de instrumentos e um ecrã de infoentretenimento, que pode ir até às 12 polegadas.
O sistema de informação, como o rádio, o telemóvel ou a navegação, pode ser controlado por voz com um simples "Olá ID".
Com a aposta feita na digitalização e na conectividade, o volante multifunções dispõe de controlo táctil e resposta através de vibração, sendo opção o visor head-up de realidade aumentada.
A bomba de calor, que é opção nas versões menos equipadas, permite aquecer o habitáculo sem demasiado reflexo na autonomia.
O carregamento da bateria de 52 kWh é feito a 7,2 kW (100 kW em DC), ou a 11 kW (125 kW em DC) na bateria de 77kWh.
Sublinhe-se que a marca oferece uma garantia de oito anos ou 160 mil quilómetros para 70% da capacidade da bateria.
Conheça agora os preços por que o Volkswagen ID.4 será vendido nos concessionários nacionais.
Volkswagen ID.4 | Bateria | Potência / Binário | Autonomia | Preço |
City Pure | 52 kWh | 109 kW (150 cv) / 220 Nm | Até 340 km | 39.356 euros |
Style Pure | 52 kWh | 109 kW (150 cv) / 220 Nm | Até 340 km | 43.667 euros |
City Pure Performance | 52 kWh | 125 kW (170 cv) / 310 Nm | Até 340 km | 40.831 euros |
Style Pure Performance | 52 kWh | 125 kW (170 cv) / 310 Nm | Até 340 km | 45.142 euros |
Life | 77 kWh | 150 kW (204 cv) / 310 Nm | Até 520 km | 46.642 euros |
Business | 77 kWh | 150 kW (204 cv) / 310 Nm | Até 520 km | 50.548 euros |
Family | 77 kWh | 150 kW (204 cv) / 310 Nm | Até 520 km | 51.730 euros |
Tech | 77 kWh | 150 kW (204 cv) / 310 Nm | Até 520 km | 54.950 euros |
Max | 77 kWh | 150 kW (204 cv) / 310 Nm | Até 520 km | 58.785 euros |
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?