
















Já se sabia que ia aparecer, só não se sabia quando. Mas a Volkswagen resolveu acabar com o mistério e apresentou o T-Roc Cabriolet, uma versão descapotável do nosso bem conhecido T-Roc. E podemos começar já por aqui: não, o T-Roc descapotável não será produzido em Palmela, tal como acontece com o seu irmão com tejadilho. Vai ser fabricado em casa, na Alemanha.
Falar de SUVs descapotáveis é falar, obrigatoriamente, no Range Rover Evoque Convertible, que se reformou recentemente. Mas isso não impediu a VW de apostar neste formato e de fazer deste T-Roc Cabriolet o seu único descapotável.
Apesar das linhas gerais terem sido respeitadas, a Volkswagen fez muito mais do que cortar o tejadilho ao T-Roc. É que se a frente permaneceu igual, do pilar dianteiro (A) para trás tudo foi renovado. A distância entre eixos cresceu 37 mm, as portas traseiras desapareceram e o comprimento total aumentou em 34 mm.
Equipado com uma capota de lona, foi necessário reforçar a rigidez torsional deste modelo de forma a respeitar os parâmetros de segurança e a manter a condução dinâmica do T-Roc convencional. A marca de Wolfsburgo garante que foi bem-sucedida neste capítulo e que esta versão descapotável deverá ser capaz de igualar os resultados do T-Roc com tejadilho nos testes EuroNCAP, 5 estrelas.
A capota é, de resto, a maior atracção deste modelo, que adoptou um compartimento por cima da bagageira que permite arrumar a capota sem que se dê por ela. Recolher e abrir a capota é um processo que pode ser feito em andamento (até velocidades de 30 km/h) e demora apenas 9 segundos.
Como seria de esperar, a capacidade da bagageira saiu prejudicada e está agora fixada nos 284 litros, menos 161 litros de capacidade do que o T-Roc normal.
Este T-Roc Cabriolet mantem grande parte da oferta tecnológica do irmão com tejadilho mas passa a contar com a nova geração do sistema de info-entretenimento da Volkswagen que permite uma ligação constante à internet, tudo graças à possibilidade de integração de um cartão eSIM.
A estreia deste modelo está marcada para Setembro, durante o Salão Automóvel de Frankfurt, mas quando chegar ao mercado, na Primavera do próximo ano, estará disponível apenas com versões de tracção dianteira e com duas motorizações distintas, ambas a gasolina: 1.0 TSI com 115 cv e caixa manual de seis velocidades e 1.5 TSI com 150 cv e caixa DSG de sete velocidades.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram? https://www.instagram.com/aquelamaquina/