É oficial. A Volkswagen acaba de revelar ao mundo o seu primeiro SUV a usar a designação "R". Denominado T-Roc R, este modelo pode ser visto como uma variante mais radical e agressiva do SUV da marca de Wolfsburgo, que passa a oferecer uma potência semelhante à do Golf R.
Para isso usa o já conhecido motor 2.0 TSI turbo de quatro cilindros que produz 300 cv de potência e 400 Nm de binário máximo. Este bloco surge acoplado a uma caixa automática de sete velocidades com dupla embraiagem que envia a potência para as quatro rodas através do sistema 4Motion da Volkswagen.
Este motor permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de apenas 4,9 segundos, sendo que a velocidade máxima está limitada aos 250 km/h. Para acompanhar este aumento de potência e de "performances" a Volkswagen também equipou este T-Roc R com um novo sistema de direcção, suspensão rebaixada e o mesmo sistema de travões do Golf R Performance.
Mas há mais. A Volkswagen também equipou este SUV com um sistema de "launch control", um novo modo de condução "Race" e com a possibilidade de desligar (manualmente) o sistema electrónico de controlo de estabilidade (ESC).
No que ao "look" diz respeito, e para acompanhar este "boost" de potência, o novo T-Roc R ganhou pára-choques mais musculados, cavas das rodas mais proeminentes, jantes de 18 polegadas (19 opcionais), uma nova grelha dianteira e um sistema de escape com quatro ponteiras da Akrapovic.
Dentro do habitáculo o tratamento desportivo mantém-se, com este SUV a ganhar vários detalhes com a assinatura "R". Falamos do volante desportivo multifunções, dos pedais cromados, dos bancos desportivos e claro, do enorme ecrã central que complementa o painel de instrumentos digital.
Na lista de opcionais estão ainda disponíveis acabamentos de Nappa para os bancos e inserções de fibra de carbono para a consola central e para o "tablier".
A primeira aparição pública deste modelo está marcada para a próxima semana, durante o Salão Automóvel de Genebra. A VW descreve-o como um protótipo muito próximo de um carro de produção, mas é seguro afirmar que o carro que será apresentado durante este ano pouco ou nada vai mudar.