O apetite pelos "eléctricos" da Volvo segue de vento em popa, como explicam os resultados financeiros do terceiro trimestre deste ano da marca escandinava.
E, no entanto, foram vendidos apenas 138 mil veículos, menos 8% face a igual período de 2021devido à falta de semicondutores e às disrupções nas cadeias de abastecimento.
Mesmo assim, a procura por modelos premium electrificados mantém-se elevada. Só a gama Recharge registou uma subida de 87% face ao período homólogo de 2021.
Não deixa, por isso, de ser importante a enorme aposta que a Volvo está a fazer no substituto eléctrico do seu XC90.
A insígnia sueca revelou esta terça-feira, de forma ainda muito esbatida, as linhas do novo EX90 que irá estrear oficialmente a 9 de Novembro.
Os únicos elementos que agora se revelam de forma mais precisa são a dianteira e as portas com os puxadores escamoteáveis.
Apontado à optimização da autonomia, a estética exterior do Volvo EX90 distingue-se por uma dianteira arredondada.
Combinada com ela está o nivelamento dos puxadores das portas e dos vidros, para que o ar flua sem interrupções para a traseira.
Estas opções permitem atingir um coeficiente aerodinâmico de Cx 0,29, que a marca considera "muito competitivo" para um SUV de sete lugares.
O interior deixará o máximo de luz solar, à conta da superfície vidrada do veículo, que também contará com um tejadilho panorâmico.
O LiDAR, que será os "olhos" do SUV e que o equipará de série, terá um papel fundamental para a introdução de sistemas de condução totalmente autónoma.
"Em termos de desenho, foi um desafio conseguir integrar o LiDAR de uma forma que tenha não só boa aparência como óptima integração nos sistemas de segurança", explica T. Jon Mayer, responsável de design exterior da Volvo Cars.
"Embora pudesse ter sido colocado à volta da zona da grelha – o que seria equivalente a ter os olhos nos joelhos – faz muito mais sentido colocá-lo o mais alto possível para que consiga ter o máximo alcance".
A opção passou, por isso, por integrá-lo na linha do tejadilho para maximizar a sua eficácia.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?