Os SUV têm roubado protagonismo às carrinhas, mas a Volvo aposta nas duas frentes: por um lado, conquistou o título de "Carro do Ano" na Europa com o XC40, e por outro continua a investir no campo das carrinhas, onde tem uma grande tradição.
Cresceu 128 mm em comprimento e é mais baixa (37 mm) e ligeiramente menos larga (16 mm). Mesmo assim não há problemas de espaço ao nível dos ombros, num habitáculo muito amplo. O volume da bagageira, com 529 litros, é mais um argumento face aos 430 litros oferecidos na versão anterior.
A nova plataforma SPA (Scalable Product Architecture) partilhada com os topo de gama da "família 90" contribuiu para o conforto, mas também para potenciar os sistemas de segurança, propostos de série ou em opção. E eles são tantos que é necessário procurar no catálogo...
Em termos de motorizações, a grande aposta para o mercado nacional é a diesel D3 de 150 cv, que vai estar disponível mais tarde. Ainda no campo dos diesel, a proposta passa também pelo D4 de 190 cv. No lado dos motores a gasolina, temos os T5 de 250 cv e T6 de 310 cv.
A lista de preços começa nos 35.000€ do V60 D3 Business Edition (Kinetic) a partir de 35 mil euros, mas esta é uma proposta específica para frotas de empresas. Teoricamente, o comum dos mortais tem de pagar mais, mas...
PREÇOS
V60 D3 Kinetic (150 CV) manual - 43.500€
V60 D4 Momentum (190 CV) manual - 48.760€
V60 T6 AWD (310 CV) Geartronic - 57.000€
V60 T8 Twin Engine (390 CV) - 69.900€
Vai surgir em breve uma proposta híbrida Plug-in, que a Volvo diz que custará menos de 50 mil euros.