A Volvo apresentou esta quarta-feira, em Los Angeles (EUA), a versão eléctrica do seu SUV mais pequeno, o XC40. Denominado XC40 Recharge, um nome que vai acompanhar todos os modelos da marca sueca que possam ser carregados com cabo, este é o primeiro automóvel totalmente eléctrico da Volvo.
Desde que foi apresentado, em 2018, que sabíamos que esta versão totalmente movida a electricidade ia aparecer. Vamos mais longe e dizemos que esta era mesmo a versão mais aguardada para este modelo, ainda que muito antes tenha aparecido uma interessante versão híbrida "plug-in" do mesmo modelo que até já pode ser encomendada.
A Volvo apresenta-o agora, numa altura que caminhamos a passos largos para o final de 2019, mas só o vai começar a produzir na segunda metade do próximo ano. E se o quiser comprar a espera será ainda mais longa, é que Portugal não faz parte do primeiro lote de países que o vai receber, pelo que o XC40 Recharge só será visto nas estradas portuguesas no início de 2021. Ainda assim, a Volvo fez questão de o mostrar agora, numa altura em que reforçou a ambição de lançar um novo modelo totalmente eléctrico por ano, durante os próximos 5 anos.
"Já o dissemos diversas vezes: para a Volvo Cars, o futuro será eléctrico. Hoje é um dia muito importante pois estamos a tomar mais um novo passo nessa direcção com o lançamento do XC40 totalmente eléctrico e da gama Recharge", afirmou Hakan Samuelsson, CEO da Volvo Cars, durante a apresentação na Califórnia.
O primeiro Volvo eléctrico da história foi anunciado com dois motores eléctricos, um à frente e outro atrás, de forma a garantir tracção integral. A potência total combinada será equivalente a 408 cv e o binário máximo será de 660 Nm. Estes números vão permitir acelerações dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,9 segundos, ainda que a velocidade máxima esteja limitada aos 180 km/h, de forma a optimizar a autonomia eléctrica.
O sistema propulsor eléctrico é alimentado por um conjunto de baterias de iões de lítio com 78 kWh de capacidade que garante uma autonomia máxima de 400 quilómetros (WLTP). Com recurso a um carregador rápido de 150 kW é possível carregar 80% da capacidade da bateria em apenas 40 minutos, mas se recorrer a uma tomada doméstica convencional tem de esperar entre 30 a 55 horas para que a capacidade da bateria seja reposta.
Apesar das baterias que pesam cerca de 500 quilos, o habitáculo do novo XC40 Recharge será em tudo semelhante ao de um XC40 com motor a combustão. Ainda assim, a capacidade da bagageira vai diminuir de 460 para 413 litros, um ponto negativo que acaba por ser anulado com o novo compartimento de carga na dianteira, que acrescenta mais 31 litros de capacidade.
A Volvo também aproveitou a chegada do seu primeiro eléctrico para apresentar um novo sistema de infotainment que assenta num sistema Android com serviços da Google, entre os quais Google Maps, Google Assistant e Google Play Store. O objectivo é aproximar a utilização do sistema de informação e entretenimento dos Volvo ao de um smartphone Android.
"Estamos finalmente a conseguir proporcionar no automóvel, o mesmo tipo de experiência que se consegue obter num smartphone, num contexto de segurança na estrada. Ao introduzirmos este tipo de actualizações [over the air], desde a manutenção a novas configurações, o automóvel conseguirá estar tão actualizado como outros produtos digitais", afirmou Henrik Green, CTO da Volvo Cars.
Tal como referimos acima, a chegada ao mercado português só vai acontecer no início de 2021, pelo que ainda é cedo para avançar com qualquer estimativa de preço. Ainda assim, já se sabe que no mercado norte-americano terá um preço a rondar os 50 mil dólares, qualquer coisa como 45 mil euros.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?