A Volkswagwen confirmou que irá construir uma versão descapotável do T-Roc, o "crossover" que é construído na Autoeuropa, em Palmela. A variante cabrio, com capota de lona, será, no entanto, feita na Alemanha, na unidade fabril de Osnabruck, há muito especializada na construção de descapotáveis e onde actualmente são produzidos os VW Tiguan e Porsche Cayman. Por exemplo, foi aí que foi feito o último VW Golf Cabrio, descontinuado em 2016.
Será, como é de esperar, um automóvel de nicho, com uma produção relativamente reduzida para uma marca de massas como é a VW: o investimento de 80 milhões de euros na fábrica de Osnabruck servirá para produzir 20 mil unidades por ano do T-Roc cabrio. Um modelo que irá concorrer directamente com aquele que é, até agora, o único SUV descapotável no mercado, o Range Rover Evoque.
A primeira vez que o nome T-Roc apareceu foi num "concept" apresentado em 2014, antecipando o "crossover" que hoje conhecemos. Mas já nessa altura foi mostrado numa versão descapotável, embora com um tejadilho rígido, composto por duas placas que se podiam retirar e arrumar na bagageira.
A versão de produção do T-Roc descapotável, pelo contrário, terá capota em lona. Porque rouba menos espaço à bagageira quando é recolhida e porque representará uma estrutura mais leve. Argumento de enorme importância num modelo que obrigará a um aumento de peso para reforço da rigidez estrutural pela falta do tejadilho…