A Volkswagen espera concentrar no seu "stand" do próximo salão de Paris grande parte dos holofotes com a apresentação do seu primeiro modelo puramente eléctrico. Ou seja, um automóvel projectado de raiz para ser eléctrico e não uma versão electrificada de um modelo já existente, como o e-Golf ou o e-up!.
A revelação foi feita pelo próprio presidente da VW, Herbert Diess, à revista germânica "WirtschaftWoche", explicando que em Paris será mostrado ainda um protótipo já muito próximo do modelo que será posto à venda em finais de 2018 ou no início de 2019. E que, segundo Diess, terá as dimensões exteriores de um Golf mas o espaço interior de um Passat. Certamente devido ao muito menor espaço necessário para os componentes mecânicos e à colocação das baterias no fundo do carro, como no protótipo BUDD-e, apresentado no início deste ano e que ilustra este artigo.
A data prevista de lançamento parece demasiado próxima para os objectivos muitíssimo ambiciosos lançados pelo presidente do Grupo VW, Matthias Müller, em Março passado, por alturas do salão de Genebra. Aí, revelou que desafiara o departamento de engenharia a criar um modelo eléctrico que se tornasse tão icónico como o Golf, mas que tivesse uma autonomia de 500 km, que pudesse ser recarregado em apenas 15 minutos e que custasse menos que um automóvel convencional! Na altura falava-se num plano para 2025, pelo que este automóvel a apresentar agora ainda não terá todas as características sonhadas por Müller…
Fontes citadas pela revista britânica "Autocar" dão conta de que o modelo eléctrico terá à volta de 4,4 m de comprimento (um Golf tem 4,25 m) e utilizará a plataforma MEB, desenvolvida especificamente para veículos eléctricos e exibida pelo "concept" BUDD-e. O que permitirá um interior muito mais espaçoso e com maiores possibilidades de conectividade e modularidade.
Este será o primeiro modelo feito de raiz para ser vendido apenas como eléctrico, mas a VW prosseguirá no esforço de electrificação de modelos já existentes, estando a trabalhar para que a próxima geração do e-Golf já tenha uma autonomia a rondar os 300 km. Segundo Matthias Müller, o Grupo VW terá, até 2020, vinte modelos eléctricos ou híbridos "plug-in".