A Volkswagen acaba de apresentar o T-Cross, o SUV mais pequeno do seu alinhamento e um familiar directo do SEAT Arona. Fabricado na unidade de produção de Landaben, em Espanha, este T-Cross segue uma linguagem de estilo diferente da do VW Polo e do VW T-Roc, este último feito no nosso país, na Autoeuropa.
Esta plataforma permite que o eixo dianteiro seja colocado numa posição bastante avançada, permitindo assim uma distância entre eixos superior e muito espaço útil no habitáculo, que se traduz numa maior comodidade para os ocupantes.
O banco traseiro pode ser ajustado em até 14 cm, sendo que a capacidade da bagageira varia entre os 385 e os 455 litros. Com os bancos rebatidos este número sobe até aos 1.281 litros.
Do ponto de vista visual, o T-Cross destaca-se pela dianteira agressiva, que ajuda a vincar a sua personalidade, por uma linha de ombros elevada e claro, por um desenho exterior que tem na faixa dos grupos ópticos o seu atributo mais marcante.
De série, o T-Cross conta com luzes traseiras LED, ecrã central de 8 polegadas, detector de fadiga, limitador de velocidade, front assist e volante multifunções em plástico.
Quem optar pela versão Advance recebe um volante em couro, auxiliar de estacionamento, jantes de 16 polegadas, compartimento de arrumação por baixo do banco e zona de carga variável na bagageira.
Já a versão Sport acrescenta faróis dianteiros LED, bancos desportivos, iluminação ambiente, selecção de perfil de condutor, retrovisores ajustáveis e rebatidos electronicamente, assistente de marcha atrás, jantes de 17 polegadas, painel de instrumentos digital e "pack" de Luz e visibilidade.
De série, este T-Cross vem equipado com o sistema "Front Assist" com detector de peões, sistema de travagem de emergência na cidade, assistente de arranque na subida e detector de fadiga. Contudo, a lista de opcionais conta com o sistema de permanência em faixa, sistema de protecção proactiva dos ocupantes, detector de ângulo morto, assistente de estacionamento e "cruise control" adaptativo.
A chegada ao mercado português está marcada para Abril do próximo ano, sendo que na fase de lançamento o T-Cross estará disponível com dois motores TSI de três cilindros de 95 e 115 cv e com um motor diesel de 95 cv.