Nunca serão campeões de vendas no nosso país mas os descapotáveis tem já algum peso nas contas finais dos construtores que apostam neste segmento automóvel muito especial.
Finda que está a produção do Volkswagen Golf Cabrio da anterior geração, a marca alemã arrisca-se no mercado dos SUV com o novo T-Roc Cabrio.
Ao contrário do que se possa pensar, este modelo não é produzido na Autoeuropa mas antes na fábrica de Osnabrück, onde o construtor tem uma linha dedicada à montagem de modelos descapotáveis.
"Não estamos à espera de grandes volumes de venda", avança Ricardo Tomaz, director de comunicação e marketing estratégico da SIVA - importadora da Volkswagen em Portugal - na apresentação ‘online’ realizada esta sexta-feira.
"Será mais uma questão de posicionamento no mercado, onde o preço surge como um dos pontos-chave para o sucesso deste modelo", acrescentou.
Com um preço-base de 32.737 euros para a versão Style equipada com o bloco 1.0 TSI de 115 cv, o Volkswagen T-Roc Cabrio assume-se como uma opção tentadora face aos seus concorrentes mais directos… e nenhum deles é SUV!
As principais diferenças em relação ao T-Roc convencional começam logo na ocupação, ao dispor de apenas quatro lugares em vez de cinco.
Há mais espaço para as pernas dos dois ocupantes dos bancos traseiros, é verdade, mas isso reflecte-se na perda de capacidade da bagageira, que passa de 400 para 280 litros.
As dimensões entre ambos os modelos, no entanto, são quase as mesmas. A diferença está no peso, com o T-Roc descapotável a ganhar mais 200 quilos devido às alterações introduzidas para aumentar a sua rigidez estrutural.
O accionamento eléctrico da capota de lona é possível até uma velocidade máxima de 30 km/hora. Quando parado, e com o sistema ‘keyless’, é possível abri-la a 1,5 metros de distância.
À semelhança do T-Roc com tejadilho rígido, a variante cabriolet dispõe apenas de três motores, todos eles a gasolina.
Para andamentos mais vivos, é avançado o motor 1.5 TSI de 150 cv da linha desportiva R-Line, associado a uma caixa automática DSG de sete velocidades.
Em relação a equipamentos de série, a versão Style compreende jantes de liga leve Mayfield de 17 polegadas, volante multifunções em pele, pacote Pilot de assistência à condução, e sistemas We Connect Plus e Discover Media com ‘streaming’ e internet.
À variante R-Line, com Digital Cockpit e jantes de liga leve Sebring de 18 polegadas, são acrescentados o pacote Driver Assistance, com os sistemas de segurança Traffic Jam Assist, Emergency Assist e Light Assist, e o auxiliar Park Assist com câmara traseira.
Volkswagen T-Roc Cabrio |
|
1.0 TSI 115 cv Style |
32.737 euros |
1.5 TSI 150 cv Style |
35.757 euros |
1.5 TSI 150 cv DSG R-Line |
43.061 euros |