Mais leve, espaçoso, tecnologicamente avançado, com ar mais moderno mas, acima de tudo, com um interior inovador em que o Innovision Cockpit vai marcar uma nova referência, a terceira geração do VW Touareg apareceu com furor. Em Portugal as vendas começam já em Maio!
Mas foi muito mais que a simples apresentação do novo Touareg aquilo que a Volkswagen fez esta manhã em Pequim (onde já a tarde caminhava para o fim), numa longa celebração de brilho, cor e som. Afinal, a marca alemã é a mais popular naquele que já é o maior mercado mundial, tendo vendido… 3,2 milhões de carros no ano passado! E, num mercado em que os SUV já representam 45% e chegarão rapidamente aos 12 a 14 milhões de unidades anuais (o equivalente a todo o mercado europeu…), a VW anunciou a sua ofensiva.
E desfilaram, a abrir, o T-Roc que vai agora ser lançado no mercado chinês, mais dois SUV ainda sem nome e exclusivos para aquele mercado: o Advanced Mid-Size SUV para uma élite com gostos mais requintados; e o Powerful Family SUV com ar mais robusto e a exibir vontade de sair de estrada, mais virado para famílias.
Mas o mais aguardado de todos era, obviamente, o Touareg III que o presidente da VW, Herbert Diess, definiu como "o melhor dos SUV daquela que será a nossa maior ofensiva de sempre de produtos, estabelecendo uma nova referência para este segmento". Klaus Bischoff, director de design da VW foi elucidativo: "O conceito do VW é ‘posso levar-te mais longe do que queres ir’ e foi isso que quisemos criar, num carro que fosse o ideal para os sete dias da semana. O SUV da VW oferece um pacote total de conseguir fazer tudo, sente-se bem da cidade mas pode ir a qualquer lado, está pronto para qualquer coisa".
A distância entre eixos manteve-se quase inalterada (mais 1 mm), o que significa que a habitabilidade se mantêm nos bons níveis que já tinha, mas o maior comprimento foi aproveitado para fazer crescer a bagageira… e muito: passou de 697 para 810 litros! Claro que as primeiras imagens divulgadas são das versões mais equipadas, nomeadamente a nível do tamanho das jantes, estando o carro branco equipado, inclusive, com elementos R-Line. No lançamento há sempre que "encher o olho"!...
Foi no habitáculo que a Volkswagen apostou forte, desenvolvendo-o do zero e procurando marcar a diferença, quase diríamos para entrar na guerra dos "premium", recorrendo a materiais como a madeira, o alumínio e os cromados. Mais que isso, definiu o Touareg III como "o SUV da geração digital", revolucionando-o com aquilo a que chamou de "Innovision Cockpit".
Tanto o painel de instrumentos como o grande ecrã central e o "head-up display" são totalmente personalizáveis, o que significa que o condutor pode ter apenas as informações que acha necessárias, mudando-as de acordo com o tipo de percurso ou de trabalho. Obviamente que todo aquele sistema é compatível com o Apple CarPlay e com o Android Auto. Tudo isto num ambiente quase minimalista, pois os botões foram reduzidos ao mínimo, estando quase limitados aos da consola central que fazem variar os modos de condução e de assistência do sistema de tracção integral.
Por fim, refira-se que também a nível dinâmico este novo Touareg representa um "upgrade" considerável, pela adopção da última geração da suspensão pneumática mas, em grande parte, pela nova plataforma que permitiu adoptar as mais recentes tecnologias, sendo um dos veículos com mais dispositivos de segurança integrados.
A câmara de visão nocturna com detecção de pessoas e animais e o radar de cruzamentos que avisa da aproximação de algum perigo e chega mesmo a travar o carro são algumas das novidades desta terceira geração do grande SUV da VW. Que, sinal dos tempos, tem via aberta para a China, tendo a Europa de esperar mais um pouco pelas mais recentes inovações…