A Jaguar acaba de anunciar um restyling da sua berlina de luxo, XJ, e as primeiras unidades chegam ao nosso país no Outono. Entre os "updates" para esta versão de 2018 está a introdução de uma vertente de alta performance denominada XJR575, a adição de mais tecnologia e a introdução de características de condução inteligente.
Mas antes de avançar para estas estreias tecnológicas, vamos centrar as nossas atenções no novo XJR575, que tal como nome sugere debita uns impressionantes 575 cv. A potência vem do bloco V8 de 5.0 litros turbo da Jaguar Land Rover, ainda que tenha sido afinado para debitar mais 25 cv que o modelo anterior.
Isto significa que esta berlina de luxo consegue passar dos 0 aos 100 km/h em meros 4.4 segundos e continua a acelerar até uma velocidade máxima de 300 km/h. Olhando para os registos dos seus rivais directos, percebemos que o
Mercedes-AMG S63 precisa de apenas 4.4 segundos (4.0 na versão de tracção integral) para acelerar dos 0 aos 100 km/h e o
BMW 760Li xDrive consegue fazê-lo em 3.9 segundos.
É, sem dúvida, a variante mais rápida e desportiva da família XJ da Jaguar, e está disponível nas versões "Standard" e "Long Base", sendo que a carroçaria pode ser pintada com duas cores exclusivas desenvolvidas pela divisão
Special Vehicle Operations (SVO) da marca: "Velocity Blue" e "Satin Corria Grey".
XJR575: a nova "bomba" da Jaguar tem 575 cv e chega aos 300 km/h
A lista de detalhes exclusivos continua, com destaque para o "spoiler" traseiro, saias laterais, pára-choques dianteiro, entradas de ar no capot, jantes de 20 polegadas e pinças de travões vermelhas. Podem não ser alterações revolucionárias ao nível do design, mas são apontamentos mais do que suficientes para ajudar a vincar o carácter mais desportivo desta proposta.
Mas se o "look" exterior está mais agressivo, dentro do habitáculo mantém-se o mesmo requinte da restante gama XJ. Os bancos de couro contam com costura em diamante e contam com "lettering" 575 identificativo desta versão. E há Wi-Fi (via 4G) disponível a bordo, sendo que o sistema suporta até oito dispositivos em simultâneo.
No que às novidades no campo da segurança diz respeito, destacam-se os sistemas de permanência em faixa, monitor de fadiga e travagem automática de emergência, sendo que este último funciona entre até aos 60 km/h e usa uma câmara para detectar os obstáculos que surgem na frente do veículo.
Preços:
Diesel
3.0 V6 300 cv – desde 106.555,05 euros
Gasolina
3.0 V6 340 cv – desde 125.881,38 euros
5.0 V8 575 cv – desde 196.961,55 euros