Descobrimos novos segredos do Discovery

A Land Rover mostrou o novo Discovery no salão Automóvel de Paris, onde o novo modelo impressionou pelo design, polivalência e até gadgets, como a possibilidade de configurar os sete lugares do amplo habitáculo através de um smarthphone.


A apresentação dinâmica da quinta geração do Discovery só terá lugar lá para Fevereiro ou Março, mas já tivemos a oportunidade de o conduzir num curtíssimo contacto durante o Salão Automóvel de Los Angeles, onde descobrimos outra inovação tecnológica: o "Tow Assist" (assistência de reboque).

Pouco podemos dizer sobre o modelo, mas é fácil elogiar a posição de condução com as várias regulações do volante (altura e profundidade) e do banco, confortável e perfeitamente alinhado com os pedais. O design do painel de instrumentos, tablier e consola central assume o mesmo estilo que já conhecemos nos últimos modelos da marca, mas é tão original como funcional.

A zona central é dominada por um ecrã táctil com 10 polegadas que gere todas as funcionalidades de info-entretenimento, mas também configurações do veículo e funcionalidades como o "Tow Assist", um importante auxiliar para quem utiliza o Discovery para rebocar roulottes, barcos, ou transporte de cavalos. É um sistema de condução semi-autónomo, que dispensa a utilização do volante.

O condutor tem de introduzir no sistema, através do ecrã, o tipo e dimensões do atrelado. A imagem das câmaras, que asseguram a visão a 360 graus, enquadra os dois lados do veículo com linhas que indicam a trajectória do Discovery e do atrelado, e o sistema indica quantos "clicks" são necessários rodar no comando do sistema "Terrain Reponse 2", que assume a gestão da direcção dispensando a utilização do volante. Mas a velocidade da manobra tem de ser controlada com o acelerador. O sistema alerta o condutor no caso de o reboque não estar na trajectória correcta, mesmo que ela seja apenas arriscada.

O sistema acaba por ser fácil de utilizar: os comandos intuitivos, libertando o condutor do stress de uma manobra que nunca é fácil...

Em destaque