O icónico Fiat 500 cumpre este ano o seu 60º aniversário e a marca italiana quis assinalar a data lançando uma edição limitada que será apresentada na próxima semana, durante o salão Automóvel de Genebra.
Denominado Fiat 500 Sessantesimo (sexagésimo, em português), só estará disponível na versão "cabrio" e pode ser encomendado já no próximo dia 9 de Março. Porém, as primeiras entregas só vão acontecer no dia 4 de Julho, uma vez que foi precisamente no dia 4 de Julho de 1957 que o primeiro "500" foi produzido em Turim.
Tal como referimos acima, trata-se de uma edição limitada, e a Fiat já anunciou que só vai produzir 560 unidades, sendo que o "500" é uma referência óbvia ao modelo em causa e o "60" deve-se ao 60º aniversário.
No exterior, o grande destaque vai para o novo acabamento bicolor denominado "Dolcevita", sendo que a parte inferior da carroçaria recebe três camadas de branco e a parte superior recebe um acabamento "pastel Ivory" para a parte superior. O "look" exterior é adornado com uma linha vermelha e preta que contorna a carroçaria, com "capas" dos espelhos laterais cromadas, com o "lettering" da edição "560" nos pilares e com as jantes de 16 polegadas de desenho exclusivo.
Por outro lado, no interior, o destaque vai para a combinação de cores entre os bancos (em beije) e os tapetes e o tablier (vermelho e cinza), sem esquecer a placa comemorativa desta edição. E mesmo que este modelo seja uma homenagem a um automóvel com 60 anos, as mais recentes novidades ao nível da tecnologia e conectividade estão cá todas. Falamos sobretudo do ecrã touch de 7 polegadas que conta com GPS, USB, AUX e Bluetooth, dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, sistema de som da Beats, climatizador automático e cruise control.
No que a motorizações diz respeito, este 500 Sessantesimo está disponível com duas propostas a gasolina (1.2 litros de 69 cv e 0.9 litros TwinAir de 85 cv) e uma opção diesel, o bloco 1.3 litros MultiJet II de 95 cv.
Abarth 595 Pista é a "arma" da Abarth para GenebraMas se aquilo que procura é um "500" um pouco mais "radical", também passará pelo Salão de Genebra a escolha perfeita para si. Estamos a falar do novo 595 Pista que a Abarth vai levar ao certame helvético (ver galeria acima).
Pense nesta proposta como uma espécie de Fiat 500 com esteróides, já que vem com um motor de 1.4 litros turbo T-Jet que debita 160 cv de potência e 230 Nm de binário máximo. A pensar nos mais "puristas", a Abarth vai vender este modelo com uma caixa manual de cinco velocidades, ainda que haja uma caixa sequencial com "patilhas" no guiador na lista de opcionais pagos.
Disponível nas carroçarias "hatchback" e "cabrio", esta última com uma capota eléctrica, este 595 Pista foi alvo de algumas actualizações, com especial destaque para o novo sistema de suspensão traseira "Koni" e para o novo sistema de escape desportivo.
E uma vez que esta versão se chama "pista", a Abarth montou um sistema de telemetria que vai permitir aos condutores descarregar alguns dos traçados mais famosos do mundo, sendo que o ecrã de 7 polegadas ficará preenchido com um mapa detalhado desses circuitos. E para além disto, quando levar este 595 para uma pista saiba que o sistema estará constantemente a sugerir correcções e ajustes na sua condução, um pouco como se passa no mundo dos videojogos.
Se o quiser levar ao limite, saiba que a aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em apenas 7,3 segundos e que a velocidade máxima está fixada nos 216 km/h. Mas porque tão ou mais importante do que andar rápido é travar rápido, a Abarth instalou discos de travões perfurados e ventilados, sendo que os do eixo dianteiro medem 284x22 mm e os do eixo traseiro medem 240x11 mm.
Equipado com jantes de 17 polegadas e pneus 205/45, este 595 Pista fará a sua estreia pública já na próxima semana, no Salão Automóvel de Genebra, onde fará companhia ao
Abarth 695 XSR Yamaha Limited Edition (ver galeria), um concept que a Abarth revelou em Novembro de 2016 e que presta homenagem à Yamaha XSR 900.