A Alfa Romeo acaba de mostrar no Salão Automóvel de Genebra aquele que será o primeiro SUV compacto da marca de Arese. Denominado Tonale, foi baptizado com o nome de uma passagem de montanha no norte de Itália (situado a 1.883 metros de altura), tal como já tinha acontecido com o Stelvio.
Por enquanto não passa de um protótipo, mas de acordo com Tim Kuniskis, CEO da Alfa Romeo, este Tonale já nos mostra o caminho que a marca vai seguir para o seu primeiro SUV compacto.
O desenho remete-nos para um modelo de produção, com a excepção de detalhes típicos dos "show cars", tais como os espelhos laterais bastante finos, os puxadores embutidos das portas ou os grupos ópticos LED bastante futuristas. Mas a forma geral do primeiro C-SUV da marca de Arese parece já ter sido encontrada, algo que já não se aplica ao habitáculo, bastante mais futurista e com várias soluções experimentais.
No que à mecânica diz respeito, a Alfa Romeo não revelou qualquer detalhe, mas sabe-se que este Tonale pode vir a usar o mesmo sistema propulsor híbrido dos novos Jeep Renegade e Compass PHEV (também apresentados em Genebra) que consiste num motor 1.3 turbo a gasolina e um propulsor eléctrico (no eixo traseiro) associado a um "pack" de baterias.
No caso dos Jeep, esta solução está disponível com dois níveis de potência distintas, 190 e 240 cv, e em qualquer dos casos a autonomia em modo 100% eléctrico é de 50 quilómetros.