A Aston Martin levou ao Salão Automóvel de Genebra o AM-RB 003, o irmão mais pequeno do Aston Martin Valkyrie que também foi desenvolvido em parceria com a Red Bull Advanced Technologies, o que explica o "RB" no nome.
Este protótipo antecipa um hiperdesportivo híbrido que será alimentado por um motor V6 turbo e que contará com várias tecnologias inspiradas no mundo da Fórmula 1. Não será tão radical quanto o Valkyrie, já que não faz tantos compromissos para uma utilização em pista, mas conta com uma aerodinâmica revolucionária que lhe vai permitir "acompanhar e ultrapassar as performances de hipercarros rivais de topo".
O desenho é claramente inspirado no Valkyrie, mas os responsáveis da marca de Gaydon garantem que quiseram dar uma personalidade própria a este modelo. Isso fica visível em elementos como os grupos ópticos mas sobretudo no habitáculo, onde há mais espaço entre o banco do condutor e do passageiro, áreas de arrumação e um lugar para bagagens atrás dos bancos.
A aerodinâmica é marcada pelo "splitter" agressivo, pelo enorme difusor traseiro, pelo fundo plano e pela tecnologia FlexFoil que promete ser revolucionária. Falamos de um sistema que permite variar a carga aerodinâmica deste "Aston" sem que seja necessário activar fisicamente o ângulo da asa traseira, que não é activa.
A marca de Gaydon ainda não revelou as especificações deste modelo, algo que só deverá acontecer durante o programa de desenvolvimento do AM-RB 003, mas confirmou que a produção será limitada a apenas 500 exemplares.
O Aston Martin AM-RB 003 não foi o único desportivo de motor central que a marca de Gaydon levou a Genebra, já no stand da fabricante britânica também podemos encontrar o Vanquish Vision Concept, um protótipo que antecipa o primeiro modelo de produção com motor central da marca.
Ainda se trata de um protótipo numa fase muito inicial de desenvolvimento, pelo que é cedo para falar de performances e de motorizações, mas sabe-se que será alimentado pelo mesmo motor V6 turbo que encontramos no AM-RB 003.
"O nosso primeiro supercarro de produção com motor central traseiro será um momento determinante para a nossa marca, pois é um carro que impulsionará a Aston Martin para um segmento do mercado tradicionalmente visto como o coração dos carros desportivos de luxo", afirmou Andy Palmer, CEO e presidente do Grupo Aston Martin Lagonda.
"É um prazer trazer de volta o nome Vanquish. Pareceu muito apropriado ligar este nome a um carro tão significativo", acrescentou o patrão da marca britânica.