A Audi apresentou no Salão Automóvel de Los Angeles o Audi e-tron GT, um protótipo que dará lugar a um modelo de produção a lançar em 2020. Será o terceiro modelo da ofensiva eléctrica da marca de Ingolstadt, depois do SUV Audi e-tron e do Audi e-tron Sportback.
Com 4,96 metros de comprimento, 1,96 metros de largura e 1,38 metros de altura, este e-tron GT apresenta medidas em tudo semelhantes ao novo A7 Sportback, que tem 4,97 metros de comprimento, 1.91 metros de largura e 1.42 metros de altura.
As linhas vincadas acima das saias laterais que convergem com a saída de ar junto às cavas das rodas dianteiras, as jantes de 22 polegadas, a enorme grelha frontal com entradas de ar para arrefecer tavões e baterias e o "capot" trabalhado são detalhes diferenciadores face aos restantes modelos da marca e acrescentam agressividade e carácter a um modelo que apresenta um trabalho aerodinâmico notável, vincado ao nível do enorme difusor traseiro.
O habitáculo do novo Audi e-tron GT Concept coloca o condutor no centro de todas as atenções e isso fica visível ao nível do desenho da consola central e do tablier, totalmente orientados para o condutor.
A consola central está perfeitamente incorporada num "tablier" que apresenta um desenho revolucionário e futurista, já que dá seguimento à linha do painel das portas através de linhas bem vincadas que acompanham a linguagem de estilo que vemos no exterior.
A iluminação do habitáculo é variável e bastante mais escura ao nível do solo do que ao nível do "tablier". Isto faz com que a consola central e, sobretudo, o enorme ecrã táctil, transmitam a ideia de que estão a flutuar.
Os materiais usados no interior do Audi e-tron GT Concept foram seleccionados de acordo com a sua sustentabilidade, com a marca dos quatro anéis a apenas usar tecidos feitos com fibras recicladas e couros sintéticos.
Ao nível da bagageira, o Audi e-tron GT Concept apresenta um volume de 450 litros, menos 85 litros do que a bagageira do Audi A7 Sportback. Porém, e uma vez que se trata de um automóvel eléctrico, este e-tron GT conta com mais 100 litros de "arrumação" debaixo do "capot" dianteiro.
O Audi e-tron GT Concept utiliza dois motores eléctricos síncronos que enviam 434 kW (o equivalente a 590 cv de potência) para o eixo dianteiro e traseiro. Isto permite que este GT acelere dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos e que chegue aos 200 km/h em "pouco mais de 12 segundos". Ainda assim, e de forma a preservar a autonomia (fixada nos 400 quilómetros, segundo o ciclo WLTP) da bateria de 90 kWh de capacidade, a Audi limitou a velocidade máxima aos 240 km/h.
O Audi e-tron GT Concept conta com um sistema de regeneração energética que permite, segundo a Audi, recuperar cerca de 30% da autonomia. Este sistema trabalha em conjunto com os dois motores eléctricos e com o controlo electrohidráulico dos travões, apresentando três níveis distintos de actuação. Até aos 0,3 g recupera energia apenas através dos motores, sendo que só quando se geram forças superiores a estas é capaz de aproveitar a energia gerada pelos travões carbocerâmicos.
Recorde-se que este modelo vai utilizar a mesma plataforma que será usada pelo Porsche Taycan, o primeiro modelo totalmente eléctrico da Porsche, que será lançado durante o decorrer do próximo ano.