O novo Audi RS4 Avant chega ao Mercado europeu lá para o final do ano. O motor 2.9 V6 a gasolina com 450 cv e 600 Nm de binário é o maior cartão-de-visita desta "carrinha" para famílias apressadas. Tem acoplada uma caixa automática de oito velocidades e conta com a tracção total permanente quattro.
A velocidade está limitada a 250 km/h (280 km/h com a opção RS Dynamic Package) mas é capaz de passar de 0 a 100 km/h em meros 4,1 segundos, performances ao nível das apresentadas pelo Mercedes AMG C63 Estate, equipada com um motor V8 e uma caixa automática de sete velocidades.
Apesar destas performances de "tirar o chapéu" a marca de Ingolstadt reivindica um consumo médio de 8,8 litros/100 km e emissões de CO2 de 199 g/km.
Com a suspensão RS Sport (de série) a altura ao solo da RS4 Avant é 7 mm mais baixa do que a versão "normal". Entre as opções surge o Dynamic Body Control, travões cerâmicos e uma direcção que pode ser regulada de acordo com as preferências do condutor graças ao Audi Drive Select.
A imagem da carroçaria não foge muito ao estilo das restantes Audi A4 Avant, mas as grandes tomadas de ar dianteiras e as cavas das rodas dilatadas, para permitir a montagem de pneus que podem chegar às 20 polegadas, vincam a imagem.
O interior tem estilo vincadamente desportivo, sublinhado pelos bancos imponentes estilo bacquet, para já não falar no painel de instrumentos digital, passível de ser programado com o tipo de informações que mais interessarem ao condutor.
O preço na Alemanha ronda os 79 mil euros. Em Portugal não há estimativas, mas com a fiscalidade vigente, o dobro de ser suficiente para comprar esta carrinha de altas performances…