Em Maio do ano passado, quando tomou posse do quarto mandato enquanto presidente da Rússia, Vladimir Putin aproveitou a ocasião para estrar um novo automóvel presidencial, o Aurus Senat. Agora, quase um ano depois, esta empresa russa resolveu mostrar a versão civil deste modelo no Salão Automóvel Genebra.
No certame helvético estão expostas as versões "limousine" e berlina deste modelo. A primeira, bastante mais longa (semelhante à do presidente russo), mede 6630 mm de comprimento e tem 4300 mm de distância entre eixos. Já a segunda é bastante mais pequena e tem "apenas" 5630 mm de comprimento e 3300 mm de distância entre eixos.
O desenho exterior está longe de ser revolucionário, já que são visíveis as inspirações nos modelos mais recentes de marcas como a Rolls-Royce e a Bentley, ainda assim, merece ser mencionado. De fabrico 100% russo, este "monstro" destaca-se pela enorme grelha dianteira cromada, pelos grupos ópticos rectangulares e claro, enormes jantes.
Quanto ao habitáculo, é marcado pelo uso de materiais de elevada qualidade e por acabamentos cromados e em madeira. O painel de instrumentos é digital, o ecrã central é gigante e há um sistema de entretenimento individual para cada um dos ocupantes dos bancos traseiros. Mas tal como a Bentley e a Rolls-Royce, este Aurus Senat destaca-se por oferecer um extenso leque de opções de personalização.
A alimentar a versão presidencial de Vladimir Putin está um enorme motor V12 turbo de 850 cv que foi desenvolvido com a ajuda da Porsche Engineering. Porém, as versões que a marca russa exibiu no Salão de Genebra contam apenas com um sistema híbrido formado por um motor V8 que produz o equivalente a 598 cv de potência e 880 Nm de binário máximo.
Contas feitas, a versão mais curta deste Aurus Senat é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em seis segundos, menos três segundos que a variante "limousine".
A Aurus já está a aceitar encomendas para estes dois modelos mas garante que a produção ainda está bastante limitada. Ainda assim, a marca russa espera abrir uma fábrica no próximo ano que lhe permita subir a produção para 5 mil automóveis por ano.