
















Apresentado pela primeira vez no Salão de Tóquio, o Nissan IMx KURO Concept fez a sua estreia europeia no Salão Automóvel de Genebra e trouxe algumas novidades. Uma das novidades face ao protótipo que surgiu na última edição do certame japonês foi a grelha dianteira, com um "look" vincadamente mais desportivo e com elementos iluminados, entre eles o logo da marca nipónica.
O resultado é um protótipo robusto, com um desenho dinâmico, e que serve mais uma vez para testar a opinião pública face a um concept que antecipa um crossover eléctrico da Nissan inspirado no já conhecido LEAF.
Alimentado por dois motores eléctricos – um por cada eixo – este IMx KURO conta com tracção integral, 320 kW de potência (o equivalente a 430 cv) e um binário máximo de 700 Nm. Estes números, juntamente com o "pack" de baterias de alto rendimento, garante uma autonomia superior a 600 quilómetros.
Ainda assim, o maior trunfo deste concept está, muito provavelmente, no habitáculo. É que além do design futurista do interior, das quatro poltronas, e da enorme pegada tecnológica, este concept conta com a tecnologia B2V (Brain-to-Vehicle) da Nissan. Trata-se de um sistema de Inteligência Artificial que interpreta os sinais do cérebro do condutor para o ajudar na condução e para assumir o comando do veículo quando o modo de condução autónoma é activado.
Esta tecnologia revolucionária, que foi totalmente desenvolvida pela Nissan, foi associada à segunda geração do ProPILOT, o sistema que já encontramos no novo Nissan LEAF e que permite uma condução semiautónoma em algumas situações de trânsito, para que o condutor possa decidir se quer conduzir ou se quer entregar as "chaves" ao próprio veículo.