A história do costume… A poucos dias da sua apresentação oficial, mais um carro que "foge" para a Internet… Desta vez foi o Citroën C5 Aircross que será desvendado na abertura do salão automóvel de Xangai, na madrugada de terça para quarta-feira, mas cujas imagens já escaparam e dizem quase tudo sobre o novo modelo.
Que, para começar, tem notáveis parecenças com o protótipo Aircross Concept que a marca francesa apresentou também em Xangai há precisamente dois anos. Claro que sem muitos dos elementos de "show car", portanto numa versão mais… civilizada, mas ainda assim com detalhes estéticos muito marcantes.
Começando logo pela dianteira, a ir buscar inspiração ao já referido "concept", claro, mas também aos mais pequenos C3 e C3 Aircross (o SUV compacto que também será lançado este ano), mostrando que será esta a linguagem de "design" que a marca francesa irá agora abraçar. O modelo com que a marca do "double Chevron" quer conquistar uma fatia do "suculento bolo" que representa o segmento que tem o Nissan Qashqai como referência tem um ar algo imponente e até com alguns genes de TT…
Claro que não foram ainda divulgadas quaisquer informações, mas sabe-se que o C5 Aircross irá utilizar a plataforma EMP2 comum aos
novos Peugeot 3008 e
5008, podendo por isso vir a ter uma opção com sete lugares. Estreará um novo sistema de suspensão com batentes hidráulicos que procurará recuperar os níveis de conforto que fizeram a fama dos carros franceses.
Este C5 Aircross será um modelo de tracção dianteira, contando com o comando rotativo do sistema Grip Control que faz variar a capacidade de tracção, consoante o piso por onde se circula. Conta, por exemplo, com programas especiais para rodar em estradas pedregosas, enlameadas ou arenosas. Não está, para já, prevista nenhuma versão de tracção integral a não ser que, no futuro, venha a dispor da mecânica híbrida que lhe coloca um motor eléctrico no eixo traseiro, mas isso terá de ser confirmado mais tarde.
Também não há quaisquer confirmações quanto às motorizações a utilizar mas, no fundo, o tamanho deste C5 Aircross andará entre o dos Peugeot 3008 e 5008, sendo lícito por isso especular que venha a contar com os motores Diesel 1.6 HDi de 120 cv e 2.0 HDi de 150 e 180 cv, além dos propulsores a gasolina 1.2 PureTech de 130 cv e 1.6 THP de 165 cv. Mas também estas são informações a confirmar.
Pelas imagens do interior (claramente de uma versão topo de gama) notam-se o requinte e o elevado nível de acabamentos. O painel de instrumentos será digital e, aparentemente, configurável em diversos modos, juntando-se ao grande ecrã táctil central, para o controlo da maioria das funções de infoentretenimento. Os lugares traseiros parecem espaçosos e têm direito a saída da ventilação.
Apesar de estar a ser apresentado já em Abril, no salão de Xangai, não é certo que o Citroën C5 Aircross chegue rapidamente ao mercado, sendo o mais provável que seja posto à venda no início do próximo ano.