E lá houve mais uma fuga antes de tempo, com o McLaren 720S, o novo modelo da gama a que a marca de superdesportivos apelida de Super Series, a ser desvendado numa foto antes da sua aparição no salão de Genebra. Em todo o seu esplendor, bem se poderá dizer, pois é um avanço notável em relação ao 650S que substitui!
Este novo modelo vai buscar algumas inspirações estilísticas ao mais exclusivo P1, mas tem também uma estética muito própria, nomeadamente com o grande vidro traseiro. Que parece só tapar uma parte do motor, deixando antever a possibilidade de deixar algum espaço para bagagens por trás dos bancos… A traseira é quase uma obra de arte, com o enorme difusor, a asa retráctil que também serve de travão aerodinâmico e as luzes em LED muito finas a acompanhar as formas da carroçaria.
Já é sabido que o McLaren 720S – e esta foto confirma, definitivamente, a designação – irá estrear um motor V8 4.0 biturbo que, debitando 720 cv (como sugere o nome), o levará até aos 200 km/h em apenas 7,8 s. Daí até aos 0 km/h necessita de apenas 4,6 s e 117 metros, valores de verdadeiro… superdesportivo!
Mas a McLaren também nos surpreendeu com a revelação de uma das novidades deste modelo, um painel de instrumentos de… dupla personalidade. O novo "Driver Interface" desenvolve-se em torno do painel de instrumentos que se vira (ver vídeo abaixo), adoptando duas configurações, e a nova consola central com um ecrã táctil totalmente redesenhada.
Conheça o McLaren 720S… e o seu painel rotativo!
O mais interessante, pela originalidade do conceito, é claramente o painel de instrumentos que adopta dois conceitos totalmente distintos e adaptáveis ao que o condutor/piloto pretende fazer com o 720S: pode ter um aspecto perfeitamente normal, embora totalmente digital; ou pode virar-se e tornar-se apenas uma tirinha de luzes quase como vemos nos volantes dos Fórmula 1!
No chamado Full Display Mode, há um ecrã TFT de boas dimensões com todas as informações e que pode ser configurado segundo os modos Comfort, Sport ou Track. Ao toque de um botão pode mudar-se para o Slim Display Mode, o painel vira-se e fica apenas uma estreita faixa com as informações essenciais, para condutores que não queiram ser distraídos com demasiada informação ou para pilotos que queiram desfrutar de um belo "track day".
Na consola central está um ecrã táctil de 8 polegadas, onde os ocupantes podem aceder a todas as informações sobre o carro, além de controlarem funções como a navegação, rádio, outros meios multimédia, etc. O acesso ao habitáculo é, como se vê pela foto "fugidia" bastante amplo. A McLaren volta, assim, a colocar a fasquia bastante alta no campo dos superdesportivos.