A Pininfarina apareceu em Genebra com a versão final para produção, ainda que muito limitada, do seu automóvel desportivo para pistas… a hidrogénio! É, no fundo, a concretização do projecto H2 Speed apresentado há dois anos, neste mesmo certame helvético, então apenas como "concept". Agora chama-se H2 Speed Hydrogen e a Pininfarina quer construir 12 unidades que só poderão andar em pista – ou seja, não terão homologação para estrada – e deverão custar uma pequena fortuna que não foi revelada.
A propulsão continua a ser feita, tal como no "concept" – cuja decoração se inspirava num protótipo da Pininfarina dos anos 60, o Sigma Formula One (ver galeria) –, através de quatro motores eléctricos, alimentados com a energia gerada na célula de combustível alimentada pelo hidrogénio. A novidade é que todo este sistema é muito leve e toda a potência dos quatro motores é transmitida directamente ao eixo traseiro, sem embraiagem, caixa ou diferencial, apenas com um sistema de vectorização de binário.
A carroçaria deste bilugar não sofreu alterações profundas face ao "concept" apresentado em 2016, mas ainda é possível detectar algumas evoluções (além da pintura em azul com uma faixa vermelha) na forma e posição das entradas de ar sobre o habitáculo e antes da grande asa traseira.
Se gosta do carro, aprecia a tecnologia do hidrogénio (no fundo aquela que está mais próxima das autênticas emissões zero) e tem uma conta… muito recheada, é melhor apressar-se a contactar a Pininfarina. Porque só serão feitas 12 unidades deste H2 Speed Hydrogen!