O CEO da Opel, Michael Lohscheller, anunciou durante a abertura do stand da marca alemã no Salão de Frankfurt – onde também esteve Carlos Tavares, CEO do Grupo PSA – que o SUV Grandland X vai ser o primeiro modelo da fabricante de Russelsheim a receber uma motorização híbrida "plug-in".
"O nosso novo Grandland X em versão híbrida ‘plug-in’ constitui um excelente exemplo das oportunidades que nos esperam como membros do grupo PSA", começou por dizer Lohscheller, antes de confirmar:
"Vamos manter-nos neste caminho".
O Grandland X tem por base a mesma plataforma do "irmão" Peugeot 3008 e estará disponível inicialmente com um motor 1.2 turbo a gasolina com 130 cv de potência e 230 Nm de binário máximo e um bloco diesel de 1.6 litros com 120 cv de 300 Nm de binário.
Mas se estes detalhes já tinham sido conhecidos em Abril, quando este modelo foi revelado, a Opel segurou até agora o segredo da versão "hybrid plug-in". Como referimos acima, essa variante foi confirmada no certame de Frankfurt, com Michael Lohscheller a adiantar também que este modelo vai receber um motor diesel topo de gama acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades.
Com uma carroçaria com formas angulares, este Grandland x tem mais 3 cm que o Peugeot (4,477 m de comprimento) e a mesma distância entre eixos de 2,675 metros. A capacidade de carga da bagageira está fixada nos 514 litros, menos seis que o Peugeot. Recorde-se que o SEAT Ateca tem uma bagageira com 510 litros de carga, o KIA Sportage 503, o Hyundai Tucson 488 e o Renault Kadjar 472.
Mas houve mais estreias da Opel em Frankfurt. É certo que já não se podem considerar novidades, uma vez que já tinham sido apresentadas, mas foram as estreias públicas destes modelos. Falamos dos novos Insignia GSI – em formato
berlina e
station wagon – e a carrinha
Insignia Country Tourer, uma versão aventureira com tracção integral de "look" inspirado no todo-o-terreno.