A Honda vai apresentar no Salão Automóvel de Genebra o novo E Prototype, modelo que deriva do aclamado protótipo Urban EV Concept apresentado em 2017, no Salão de Frankfurt. Tal como o nome sugere ainda se trata de um protótipo, mas segundo a marca nipónica é 95% semelhante à versão de produção que vai começar a ser produzida ainda este ano.
Pensado e desenhado para responder às necessidades do estilo de vida moderno, o Honda E Prototype conta com um desenho exclusivo inspirado no passado. Com lugar para cinco ocupantes e com quatro portas, o eléctrico da Honda afirma-se pelos suaves contornos da carroçaria, pela simplicidade das formas, pelos puxadores das portas embutidos e câmaras compactas que substituem os tradicionais espelhos retrovisores.
Mas há mais. A abertura de carregamento, por exemplo, surge colocada em posição central no capot, para facilitar o acesso de ambos os lados, e o indicador de LEDs visível através da cobertura envidraçada dá as boas-vindas ao condutor e mostra o estado de carga da bateria.
A imagem "retro" só fica completo com os grupos ópticos dianteiros redondos, pormenor que segundo a Honda ajuda a "definir o rosto humano do Honda E Prototype".
O interior destaca-se pelo habitáculo espaçoso, pela estética moderna e minimalista e pela aplicação de tecidos que por norma não vemos em automóveis. A sensação de espaço é reforçada pelo piso plano de todo o habitáculo e a sensação de conforto é garantida pelo ambiente descontraído de todo o interior.
Na base do Honda E Prototype está uma plataforma totalmente nova que foi desenvolvida exclusivamente para veículos eléctricos. A juntar a isto a marca nipónica reivindica uma autonomia superior a 200 quilómetros e uma funcionalidade de carga rápida de 80% das baterias em apenas 30 minutos.
O Honda E Prototype foi desenvolvido para proporcionar uma experiência divertida e emotiva em estrada e apesar da marca japonesa não revelar a potência do propulsor que o alimenta, afirma que a potência é enviada para as rodas traseiras e que o desempenho será superior "ao da mais recente geração de veículos utilitários".
A primeira aparição pública do Honda E Prototype está marcada para o próximo dia 5 de Março, no Salão Automóvel de Genebra. A produção arranca no final deste ano.