A Honda apresentou no Salão de Frankfurt, em Setembro, o
Urban EV Concept, e se é "fã" da imagem que a marca nipónica estreou nesse protótipo, então vai gostar do concept que a Honda mostrou hoje no Salão de Tóquio.
Denominado Sports EV Concept, este protótipo segue a mesma linguagem de estilo do Urban EV Concept. Mas se este último se afirma como um pequeno citadino eléctrico, o novo Sports EV Concept é um desportivo de dois lugares.
A Honda pouco ou nada adiantou acerca deste protótipo – que muitos fãs já exigem que venha a ser produzido -, mas desvendou que este desportivo conta com inteligência artificial, o que sugere algum tipo de tecnologia de condução autónoma. Mas uma vez que se trata de um verdadeiro desportivo, haverá poucas pessoas que troquem a experiência de condução pelos computadores, pelos sensores e pelos radares…
A fabricante nipónica também não revelou nenhuma informação relativa acerca do habitáculo, que vai de encontro aquilo que a Honda já tinha mostrado no Urban EV Concept e que tem um enorme ecrã horizontal que controla (e mostra) tudo o que se passa dentro deste automóvel, incluindo as imagens das câmaras laterais que substituem os espelhos retrovisores.
Não há qualquer previsão que sugira que este modelo venha a ser produzido, mas recentemente surgiram rumores que apontam para o facto da Honda podes fazer a sua família de modelos com um novo desportivo. Não significa que a escolha seja este Sports EV Concept, mas o contraste entre as linhas "retro" e as tecnologias futuristas deixam-nos a desejar que seja este protótipo a receber "luz verde".
Sports EV Concept: Linhas "retro" inspiram desportivo Honda do futuro
Honda aposta na mobilidade
Embora tenha sido o Sports EV Concept a "roubar o show", não foi a única novidade que a Honda levou ao Salão de Tóquio, onde voltou a reforçar a aposta na mobilidade do futuro.
Uma das estreias foi o Honda Fure Mobi Concept, um veículo desenhado para ser usado no interior e no exterior e que conta com um banco, quatro rodas… e pouco mais! Porém, há uma plataforma (com um encosto) atrás do assento do "condutor" que permite levar mais um passageiro.
Outro dos protótipos apresentados é o RoboCas Concept, um veículo com três rodas e que segundo a própria Honda foi desenhado
"para tornar os sonhos e as ideias das pessoas realidade" e garante vários espaços de transporte, já que a altura é regulável.
Também presente no "stand" da Honda em Tóquio está o Chair-Mobi Concept, uma criação em tudo semelhante ao Fure Mobi Concept, ainda que este seja um veículo de utilização própria.
Por fim, a marca nipónica apresentou o Ie-Mobi Concept, sendo que "le" é a palavra japonesa para "casa". Esta ligação percebe-se pelo facto deste veículo estar constantemente conectado com a sua casa, uma vez que tanto pode receber energia a partir dela (é totalmente eléctrico), como pode usar a energia excedente para fazer o inverso, ou seja, alimentar a sua casa.
Não imaginamos que este automóvel seja capaz de passar qualquer tipo de teste de segurança, pelo que nunca vai ver a "luz do dia". Porém, somos obrigados a reconhecer que enquanto protótipo, é interessante e aponta ao futuro da mobilidade.