É mais uma das soluções de mobilidade sustentável em que o CES 2020 – Salão de Electrónica de Las Vegas está a ser pródigo nesta edição.
A Hyundai Motors anunciou esta terça-feira uma parceria inédita com a Uber Elevate para criar um táxi voador 100% eléctrico.
O Urban Air Taxi, assim foi baptizada a nova máquina voadora, consiste num mini-avião com capacidade para cinco pessoas, já a contar com o piloto, embora no futuro possa ser conduzido de forma autónoma.
O protótipo, se algum dia vier a concretizar-se, poderá ser um feliz substituto dos helicópteros privados que já voam sobre as grandes cidades.
A novidade, no entanto, está na interligação mais eficaz que poderá fazer com outros meios de transporte. A título de exemplo, imagine que acabou de aterrar num aeroporto internacional e que o seu destino final está na ponta oposta da cidade.
Já com a viagem programada, basta sair do avião e entrar para o Urban Air Taxi. Evitam-se, assim, os tempos de espera em filas intermináveis por um táxi convencional ou ter de saltar de transporte em transporte.
O veículo voador totalmente eléctrico está projectado para voar até 100 quilómetros de distância, a uma altitude entre os 300 e 600 metros, e a uma velocidade de cruzeiro até 290 km/hora.
Uma das principais vantagens está no tempo de recarregamento da bateria, com a Hyundai a sublinhar que apenas precisará de cinco a sete minutos para o concretizar.
À Hyundai caberá produção do táxi com asas, enquanto a Uber ficará responsável por toda a "burocracia" associada a questões como o controlo do espaço aéreo e a "ligação" dos passageiros que estão no solo até ao veículo voador.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?