A variante desportiva com a sigla "N" é a principal novidade da segunda geração do Hyundai Veloster apresentada no salão de Detroit. O original modelo da marca coreana mantém a sua arquitectura única de uma porta do lado do condutor ("coupé") e duas do lado do passageiro (berlina), e o Veloster N recebe as mesmas novidades das restantes versões, com destaque para a grelha mais saliente e de maiores dimensões, bem como os novos faróis dianteiros.
A Hyundai não anunciou quaisquer "performances" na apresentação do Veloster N, mas não deverá andar muito longe do conseguido pelo i30 N, ou seja, 6,1 s na aceleração dos 0 aos 100 km/h. O chassis foi bastante mexido para lidar com a maior potência, começando pela suspensão dianteira "Power Sense" que deverá transmitir melhores sensações ao condutor e limitar a tendência para fugir de frente, no que também será ajudada pelo diferencial electrónico com efeito autoblocante e vectorização de binário. Os apoios da suspensão traseira multibraços também foram reforçados, havendo um modo "N" especialmente para pista.
As suspensões têm amortecedores adaptativos que conseguem controlar (e quase anular) o rolamento e os movimentos da carroçaria em aceleração e travagem, em especial quando o modo "N" está activado. Os travões também sofreram uma evolução, tendo agora discos de 13’’ em diâmetro, podendo escolher-se o "upgrade", em que passam a ter 13,6’’. Esta promete ser a versão verdadeiramente interessante do Hyundai Veloster, um carro de que sempre se disse que o chassis… aguentava mais um bocadinho de motor. Pois ele aqui está!
Quanto às variantes que transitam da geração anterior, mantêm o motor atmosférico de dois litros com 147 cv e o 1.6 turbo de 200 cv. Mas só a mecânica é a mesma porque, de resto, há diversas modificações, mesmo se são tão subtis que mal se notam as diferenças entre as duas gerações. Como já referimos há uma grelha de maiores dimensões e que até parece mais saída, com os novos faróis a darem um ar mais dinâmico à dianteira que acaba também por ganhar com a maior inclinação dos pilares A.
Os novos Hyundai Veloster começarão a ser fabricados, na Coreia do Sul, em Março, devendo as entregas arrancar ainda antes do Verão. Mas só as destas duas versões, para o Veloster N será preciso esperar pelo final do ano, pois a sua produção só começará em Setembro.
Mas o Veloster terá ainda uma versão exclusiva de uma única unidade, em versão "hot rod", com que a Hyundai vai lançar uma ambiciosa campanha de "product placement" em filmes de Hollywood. E nada melhor do que colocar a nova geração do Veloster, numa peculiar "fatiota" cheia de "tuning" e espírito "hot wheels", a fazer de carro de fuga no filme sequela do "Homem Formiga", um dos vários heróis da Marvel. O filme tem estreia marcada para 6 de Julho e o Veloster lá estará para o ajudar a escapar a todas as ameaças!