A grande surpresa da Kia para o Salão Automóvel de Genebra foi o protótipo "Imagine by KIA", uma berlina eléctrica de quatro portas que conta com elementos de um SUV e de um crossover. Quem o diz é a marca sul-coreana, que assegura que este protótipo foi "intencionalmente desenhado para não encaixar dentro das categorias pré-estabelecidas da indústria".
A imagem exterior é marcada por uma nova interpretação da icónica grelha "tiger nose" da Kia, que agora é iluminada por LEDs (tal como o logo da marca), e por uns grupos ópticos traseiros horizontais de "look" rasgado. Estes detalhes conferem um ar agressivo a uma proposta que conta com uma "linha de ombros" bastante musculada, com linhas bastante dinâmicas e com umas enormes jantes de 22 polegadas.
Para o tejadilho e para o pára-brisas a Kia usou apenas uma peça de vidro, algo que juntamente com a ausência de pilar "B" ajuda a criar uma imagem exterior mais "limpa" e uma sensação de maior espaço no habitáculo.
Mas o "look" exterior deste protótipo só fica completo com a pintura cromada que a Kia escolheu para o decorar. Foram aplicadas (à mão) seis camadas de pintura com efeito cromado que foram cobertas com uma tinta bronze que varia de acordo com a luz.
E se a imagem exterior impressiona pelas linhas futuristas, o que dizer do interior… A imagem do habitáculo é bastante uniforme no que aos tons diz respeito e caracteriza-se pela qualidade elevada dos materiais vanguardistas. Mas o que mais salta à vista é o "tablier" digital formado por nada mais nada menos que 21 ecrãs individuais de alta resolução. Estão dispostos em curva e estão todos sincronizados entre si.
"Estes 21 monitores incrivelmente finos são uma resposta humorística e irreverente à competição que há actualmente entre alguns fabricantes de automóveis para ver quem produz o automóvel com o ecrã maior", explicaram os responsáveis da marca sul-coreana.
Piada ou não, a verdade é que nunca tínhamos visto uma solução assim para o sistema multimédia e para o painel de instrumentos digital. É caso para dizer: se a moda pega…