Foi a maior novidade que a BMW levou para mostrar no salão automóvel de Pequim, se bem que também tivesse no M2 Competition uma "première" mundial. Mas a versão eléctrica do SUV X3 concitou todas as atenções, mesmo que ainda enquanto protótipo, num mercado em que "SUV" e "eléctrico" são as duas palavras mais desejadas quando se fala de automóveis. A BMW quis meter uma lança… na China e sem dúvida que o conseguiu com o iX3!
Abre-se aqui a nova estratégia da BMW para a mobilidade eléctrica que prevê dois caminhos. Inicialmente, a marca alemã avançou em força com a criação da marca "i" e o lançamento dos i3 e i8, embora este desportivo não fosse um eléctrico puro. Esta estratégia, ultimamente, arrefeceu um pouco e, agora, haverá um duplo caminho, com a marca "i" a lançar novos produtos – a berlina iVision Dynamics anuncia um deles – mas com a própria "marca-mãe" BMW a ter versões puramente eléctricas de modelos da sua gama tradicional. São os casos deste X3 mas também, segundo se sabe, da próxima geração da berlina Série 3.
Este iX3 é feito sobre a terceira geração do BMW X3, renovado no Verão passado, recorrendo já à nova plataforma CLAR. Exteriormente recebe uma série de modificações estéticas, em que se uniu… o útil ao agradável! Não tendo a mecânica eléctrica as necessidades de refrigeração das mecânicas de combustão, fecharam-se todas as entradas de ar – inclusive a grande grelha que, no entanto, mantém a sua forma tradicional, apenas com uma barra horizontal a atravessá-la –, contribuindo para melhorar a aerodinâmica e também para dar um visual bem distinto ao iX3. A que se juntam uns frisos em azul que remete para a versão eléctrica.
Em termos mecânicos, a BMW não forneceu todos os detalhes deste "concept" que já tem o grupo propulsor que deverá animar a versão de produção, em 2020. Mas deu os pormenores suficientes para percebermos, por exemplo, que marca "em cima" o que o Audi já anunciou para o e-tron quattro que irá comercializar no próximo ano! Como a autonomia de 400 km, segundo o novo ciclo WLTP, a partir de uma bateria com 70 kWh de capacidade.
Deverá, contudo, ser um pouco menos rápido, pois a BMW anuncia 200 kW (o equivalente a 270 cv) de potência máxima, o que é menos do que a Audi promete. Em termos de recarregamento, a marca de Munique promete que demorará apenas meia-hora a "encher" a bateria, desde que se encontre um posto super rápido de 150 kW. Uma infraestrutura que ainda agora está a começar a ser desenvolvida e a espalhar-se…