A Kia não perde tempo e, menos de um mês depois de ter apresentado a nova geração do Ceed, atrai as atenções com a variante carrinha Ceed Sportswagon que tem uma bagageira… maior que grande parte dos carros do segmento acima! E, no entanto, nem parece, pelo bom trabalho efectuado pelo departamento de estilo da marca que conseguiu integrar bem o grande volume traseiro.
Os encostos dos bancos traseiros são rebatíveis na proporção 40:20:40 proporcionando ainda maior volume de carga e com um piso plano. Estão previstos vários sistemas para aumentar a funcionalidade da bagageira, desde uma calha no piso a uma barreira de segurança ou uma rede para pequenos objectos. Em opção, o portão traseiro poderá ter abertura eléctrica.
De resto, o Ceed Sportswagon é igual à berlina. Por fora até ao pilar B, por dentro até aos bancos traseiros… Ou seja, o "tablier" é igual ao do Ceed, como é natural, com ecrã central de 5, 7 ou 8 polegadas, consoante o nível de equipamento. Nos mais altos, não só o sistema de navegação como os habituais dispositivos de conectividade e compatibilidade com os "smartphones", através do Android Auto, Apple CarPlay e Mirror Link.
Em termos de motores, não podia faltar o excelente tricilíndrico turbo a gasolina de um litro e 120 cv que poderá ser uma versão particularmente interessante para o mercado nacional. Há ainda a versão 1.4 de 140 cv. Mas, apesar das alterações que se vão notando, este ainda é um segmento muito "agarrado" do Diesel e, neste campo, o Ceed Sportswagon terá o 1.6 CRDi de 115 e 136 cv. A caixa será sempre manual de seis velocidades, mas o 1.4 de 140 cv e o Diesel podem receber também uma automática de sete velocidades e dupla embraiagem.
Com um "embrulho" interessante, desenvolvido na Europa para satisfazer os gostos europeus, e um "recheio" aparentemente pleno de qualidades, o Kia Ceed Sportswagon tem tudo para ser uma dor de cabeça para os construtores do Velho Continente… Que têm, no entanto, tempo para se preparar para a sua chegada ao mercado, prevista apenas para o último trimestre deste ano.