Depois de muitos meses de testes coberto de camuflagem, depois de vários "teasers" para nos abrir o apetite e depois de ter batido o recorde para o carro de produção mais rápido no Nurburgring -
recorde esse que está a levantar muitas questões face à sua legitimidade -, a Lamborghini revelou finalmente o Huracán Performante, o Huracán mais "radical" até à data!
Revelado horas antes da sua apresentação no Salão Automóvel de Genebra, este Huracán Performante conta com o mesmo bloco V10 naturalmente aspirado de 5.2 litros que encontramos na restante família Huracán, mas "ganhou" 30 cv e 40 Nm de binário máximo, passando a debitar uns impressionantes 640 cv de potência e 600 Nm de binário.
Estes "números" permitem que este "Lambo" seja capaz de passar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,9 segundos e dos 0 aos 200 km/h em apenas 8,9 s., sendo que é capaz de acelerar até aos 325 km/h.
Mas se o renovado motor V10 é importante para as "performances" deste Huracán Performante, está muito longe de ser o único responsável, já que este modelo beneficiou de uma aerodinâmica revolucionária, ao nível do que de melhor se faz em Sant’Agata Bolognese. Estamos a falar de novas entradas de ar, , de um difusor traseiro redesenhado, de uma enorme asa traseira inspirada no carro de GT3 (melhora a travagem em 750 por cento) e daquilo a que a marca italiana chama de "Aerodynamica Lamborghini Activa", um sistema de pequenos motores eléctricos que controlam vários "falas" em função da velocidade, reduzindo a resistência ao ar. E convém não esquecer que este Huracán Performante foi alvo de uma "dieta" de 40 kg face ao Huracán convencional, muito por culpa do uso "intensivo" de uma material que a Lamborghini denomina de "Forged Composite".
Lamborghini Huracán Performante chega com 650 cv!
A Lamborghini também actualizou a caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades, tornou a suspensão mais rígida, o sistema electrónico de controlo de estabilidade (ESC) e melhorou o sistema de tracção integral para que tenha tracção máxima em todas as situações, sendo que os condutores podem optar por três modos de condução diferentes: Strada, Sport e Corsa, cada um com uma configuração diferente e com um display próprio no novo painel de instrumentos digital.
No habitáculo, além da qualidade de acabamentos que a Lamborghini já nos habituou, o destaque vai para os materiais usados e para as linhas "futuristas", sendo que o nível de personalização de cada modelo só depende da imaginação e do orçamento de cada cliente, uma vez que esta criação pode tornar-se ainda mais exclusiva graças ao "Lamborghini Ad Personam", o programa de personalização da marca de Sant’Agata Bolognese.
A estreia comercial deste Huracán Performante começa no Verão e na Europa estará disponível por 195,040 euros, antes de impostos, pelo que quem o quiser comprar em Portugal terá que estar preparado para desembolsar muito mais…