
















Já o tínhamos visto quando as primeiras imagens "fugiram" para a "net" mas só agora foi oficialmente revelado pela Mercedes. Eis o novo protótipo Mercedes-Maybach Ultimate Luxury Concept, que faz no Salão Automóvel de Pequim, na China, a sua primeira aparição pública.
Talvez não tenha o apelo e o impacto dos anteriores Maybach Vision 6 com os quais partilha a imagem da grelha dianteira e a abundancia de cromados. É diferente, disso não há dúvidas, mas falta-lhe o apuro e o apelo das formas fluidas. O aspecto é mais maciço e algo pesado num desenho que torna o carro mais compacto do que na realidade é. A traseira cria um terceiro volume algo estranho e a altura ao solo assume um carácter ao estilo SUV. Mede 5,26 metros de comprimento, 2,11 metros de largura e 1,764 metros de altura. É mais comprido e mais largo que o GLS, por exemplo.
No interior encontramos o requinte e o luxo a que a Maybach já nos habituou. Todo o habitáculo está decorado com couro branco da mais elevada qualidade, com madeira escura e com apontamentos em "rose gold" que encontramos nos contornos da consola central e nas costas dos bancos que ficam a meio caminho entre as "baquets" e as poltronas.
O couro e a madeira com embutidos surgem lado a lado, sublinhando o estilo do interior do tipo 2+2 com uma imponente consola central que se estende longitudinalmente pelo habitáculo, onde é evidente a intenção de maximizar a qualidade de vida a bordo, sobretudo para quem viaja nos bancos traseiros enquanto é conduzido por um "chauffeur". Este protótipo foi realizado a pensar no Salão Automóvel de Pequim, pelo que na consola central, onde várias outras propostas deste tipo prevêem a colocação de uma garrafa de champanhe, neste caso surge um bule de chá e as respectivas chávenas…
Tal como o Vision 6, este Ultimate Luxury Concept é alimentado por um quarteto de motores eléctricos que combinados debitam 550 kW, o equivalente a 750 cv de potência. Este sistema propulsor eléctrico surge associado a uma bateria com 80 kWh de capacidade que lhe garante uma autonomia de 500 km. A Mercedes não diz quanto este Maybach demora a passar dos 0 aos 100 km/h, mas confirma que a velocidade máxima está, como é hábito na empresa de Estugarda, limitada electronicamente aos 250 km/h.
"O Vision Mercedes-Maybach Ultimate Luxury é um novo arquétipo de um tipo nunca antes visto", afirmou Gorden Wagener, designer chefe da Daimler. "O nosso protótipo combina o ADN de um SUV com o deu uma berlina para produzir um moderno SUV de três volumes. Com sensualidade e sofisticação, criámos um veículo intemporal que sublinha a posição da Mercedes-Maybach como a derradeira marca de luxo".