Depois de 30 anos e com mais de 1 milhão de unidades vendidas, a Mazda apresentou no Salão Automóvel de Chicago, nos Estados Unidos, o Mazda MX-5 30th Anniversary Edition, edição comemorativa que assinala o 30.º aniversário deste desportivo japonês.
Apresentado no mesmo certame onde em 1989 o MX-5 original foi revelado ao mundo, o MX-5 30th Anniversary Edition conta com um tom específico, denominado Orange Racing, que a Mazda desenvolveu em específico para esta versão.
Para além deste tom de laranja - "Orange Racing" – o novo MX-5 30th Anniversary Edition conta ainda com jantes em alumínio pretas, placa comemorativa "30th Anniversary" com número de série, pinças pintadas de laranja e amortecedores Bilstein (só nas versões com caixa manual).
No interior destaca-se o sistema de som Bose com nove altifalantes, os bancos desportivos Recaro e os apontamentos em laranja nos bancos, nos painéis das portas, painel de bordo e na alavanca de mudanças.
No que à mecânica diz respeito, este Mazda é alimentado por um bloco de 2.0 litros e quatro cilindros que produz 184 cv de potência, número que permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,5 segundos e uma velocidade máxima de 219 km/h.
As vendas desta edição especial estão limitadas a apenas 3.000 unidades em todo mundo, abrangendo ambas as versões "soft-top" e RF (tejadilho rígido) deste modelo.