O Mercedes-AMG GT R é um dos modelos mais radicais de sempre da marca de Affalterbach, e prova disso é o facto de ser conhecido como a "besta" do Inferno Verde, em alusão ao circuito onde foi desenvolvido, o temível Nürburgring. A receita original foi tão bem sucedida que a AMG acaba de apresentar a vertente descapotável desta versão: eis o Mercedes-AMG GT R Roadster.
Limitado a apenas 750 unidades, este monstruoso AMG conta com o mesmo motor V8 biturbo de 4.0 litros que encontramos na versão com capota. Este bloco de oito cilindros está associado a uma caixa automática de dupla embraiagem com sete velocidades e produz 585 cv de potência (às 6.250 rpm) e um binário máximo de 700 Nm entre as 2.100 e as 5.500 rpm.
Estes números resultam em performances bastante similares aquelas alcançadas pelo modelo coupé, já que este Roadster acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos e chega aos 317 km/h de velocidade máxima.
Está equipado com um sistema de escape desportivo em titânio, conta com suportes activos para o motor e transmissão e um sistema de suspensão adaptativa com amortecedores ajustáveis. A isto ainda se junta um diferencial autoblocante de controlo electrónico e um "jogo" de travões carbocerâmicos, ainda que estes últimos sejam um opcional.
No que à imagem diz respeito, e além da capota em lona, este Roadster é em tudo semelhante ao coupé. O mesmo é dizer que conta com uma enorme grelha Panamericana que ajuda a vincar o carácter mais desportivo desta proposta e um "pack" aerodinâmico que lhe granate mais agressividade, ao mesmo tempo que melhora o comportamento em estrada. Destaca-se a asa traseira ajustável, o enorme difusor traseiro e claro, os pára-choques mais proeminentes.
Além da asa traseira, que pode ser regulada, este AMG GT R Roadster está equipado com vários elementos de aerodinâmica activa. O mais importante é o Airpanel, que consiste numa grelha frontal activa que abre e fecha de acordo com a necessidade de refrigeração.
Avançando para o habitáculo, destaca-se o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, o ecrã multimédia de 10,25 polegadas, molduras em fibra de carbono e preto piano e claro, uma placa comemorativa numerada (1 de 750). A isto ainda se juntam um volante desportivo AMG Performance com comandos tácteis integrados e bancos desportivos AMG Performance.
A primeira aparição pública do novo Mercedes-AMG GT R Roadster está marcada para o Salão Automóvel de Genebra, que abre portas já esta terça-feira, pelo que ainda não há qualquer indicação de preço.