A Mercedes já revelou todas as imagens e os primeiros dados da berlina Mercedes Classe A, a poucas horas da sua primeira aparição pública no Salão Automóvel de Pequim. Era, de resto, uma das estreias mais aguardadas do certame chinês, sendo que a variante que a marca de Estugarda mostrou é a versão longa, com mais distância entre eixos e exclusiva para o mercado da China.
No que ao desenho diz respeito, a silhueta deste Classe A L Sports Sedan está longe de ser uma surpresa. As linhas são muito semelhantes ao Mercedes Concept A Sedan que a marca alemã tinha mostrado no Salão de Xangai de 2017 e até ao pilar traseiro (Pilar C), este modelo é em tudo igual ao "hatchback" que a Mercedes apresentou recentemente e que AQUELA MÁQUINA já testou.
Porém, a partir do pilar traseiro (Pilar C) tudo muda, já que este modelo se assume como um três volumes, à imagem do "irmão" CLA. A inclinação da janela traseira e os painéis laterais por cima da rodas traseiras garantem linhas muito fluidas a este Classe A, que apesar de ter muito em comum com o Classe A convencional, consegue afirmar uma identidade muito própria.
E um desses elementos em comum com a variante "hatchback" são as ópticas dianteiras. Contudo, o mesmo não se pode dizer dos grupos ópticos traseiros, que contam com um desenho triangular totalmente novo e que a marca estreia neste modelo.
Avançando para o interior, e conhecendo o habitáculo do Classe A hatchback, não há nada que nos surpreenda neste modelo de três volumes. O sistema de informação e entretenimento pode contar com dois ecrãs de 10.25 polegadas que corre o sistema MBUX da Mercedes e o habitáculo pode ser iluminado com um sistema de luzes ambiente que pode assumir até 64 cores distintas.
Quem comprar este modelo na China poderá escolher entre um bloco de quatro cilindros de 1.33 litros que produz 136 cv ou 163 cv. Mas mais tarde haverá uma versão equipada com um motor de quatro cilindros e 2.0 litros que terá 190 cv. Todas as versões estarão disponíveis com caixa automática de sete velocidades e dupla embraiagem de série. Ainda assim, teremos que aguardar pela apresentação europeia deste modelo para ficar a conhecer que motorizações vão estar disponíveis em Portugal.