A Mercedes nunca se poupa a esforços para brilhar no salão de Frankfurt e nem se pode dizer que tenha um pavilhão só para si porque, na verdade, ocupa mesmo… um edifício inteiro! Mas este ano junta inúmeras estreias mundiais, algumas das quais aguardadas com uma expectativa fora do normal, como é o caso da apresentação do primeiro protótipo do que será o hiperdesportivo da AMG, até aqui apenas conhecido como Project One e que usar a mecânica híbrida semelhante à dos carros de Fórmula 1!
Num espaço gigantesco onde terá cerca de cem automóveis em exposição, a nova submarca EQ (criada para os futuros lançamentos de veículos eléctricos) estará em grande destaque. Como a própria Mercedes já fez questão de mostrar, numa foto que divulgou antecipando um pouco do que será o seu espaço no certame "caseiro" e onde se pode ver uma das novidades: um "concept" da EQ para um veículo compacto, bem identificado pela grelha em azul, a "assinatura" da EQ. Curiosamente, visto assim ao (muito…) longe, dá ares do protótipo G-Code Concept que a Mercedes apresentou na China há cerca de um ano (e que recordamos em cinco fotos), embora esse tivesse um motor eléctrico alimentado por pilha de combustível, a hidrogénio.
Esta é, aliás, outra via que a marca de Estugarda continua a explorar e irá exibir o seu GLC F-Cell EQ Power, a hidrogénio portanto, que tem vindo a desenvolver e que, segundo anuncia, está já num estágio muito próximo de poder entrar em produção. Justifica entrar também sob o "chapéu" da EQ porque os automóveis a hidrogénio não deixam de ter motorizações eléctricas.
Por fim, ainda na área da EQ, também a smart promete um "concept" autónomo que responde aos quatro pilares da estratégia futura do grupo Daimler, "CASE": Conectado, Autónomo, Partilhado ("Shared") e Eléctrico. Com a vertente da partilha, lança uma interessante discussão sobre o que poderá ser o transporte público… individualizado!
Mas a Mercedes não deixou de fazer aquilo que sempre soube, grandes e luxuosos automóveis, com motorizações poderosas! Tendo modernizado recentemente o
Classe S, "navio-almirante" da gama de automóveis de passageiros, apresentará em primeira mão as mesmas actualizações aplicadas nos Classe S Coupé e Cabrio. Por fim, terá ainda em grande destaque a sua primeira "pick-up", conhecida como
Classe X.
E quando àquele veículo desportivo que aparece na foto, no espaço da EQ, ao lado do "concept" do veículo compacto eléctrico? Não há qualquer informação, prestando-se por isso a todas as conjecturas… Será aquela a primeira visão sobre o Mercedes-AMG Project One? Por um lado parece menos imponente que as silhuetas já divulgadas e também não fará grande sentido estar no espaço da EQ, mesmo tendo uma mecânica híbrida… Por outro, tem uma grelha normal e não aquela fechada e azulada dos EQ e é claramente um superdesportivo… Fica a curiosidade até meados de Setembro!