É a grande surpresa da Mini para o salão automóvel de Nova Iorque e, de facto, não podia ser… uma surpresa maior: um Mini Cooper dos originais mas reconvertido para motorização eléctrica, depois de impecavelmente restaurado!
No salão de Frankfurt a Mini apresentou o "concept" do que virá a ser o seu primeiro modelo feito de base para ser eléctrico. Em 2008 a marca chegou a fazer 600 exemplares do Mini E que não era mais que a versão electrificada do Mini então à venda e que serviu para testes intensivos em todo o Mundo que recolheram muita informação indispensável para a evolução do projecto da "casa-mãe", a BMW, que resultaria no eléctrico i3.
Desta vez, a Mini está a desenvolver o seu próprio eléctrico praticamente do zero, embora aproveitando, obviamente, a base da actual geração. O carro entrará em produção na sua fábrica de Oxford (Reino Unido).
Quanto a este Mini Electric clássico, é apenas uma "aventura" isolada que serve apenas para abrir o apetite para o modelo de emissões zero que aparecerá no próximo ano. No entanto, não deixa de ser merecedor de atenção e elogios, pelo magnífico restauro e pelos detalhes de colocar o emblema usado pelo Mini eléctrico no "capot", na tampa da bagageira e no centro das jantes.
Não se pense que este é um exercício bizarro que serve apenas para publicitar o lançamento de um novo veículo eléctrico. Começa a haver um novo filão de negócio, por enquanto ainda modesto mas com grande potencial de crescimento, de conversão de automóveis mais antigos e gastadores, retirando as mecânicas a combustão e trocando-as por propulsão eléctrica. Uma ideia interessante, em especial para carros mais antigos e de grandes dimensões, com espaço para receber baterias e um peso de base já suficientemente elevado para que a massa adicional das baterias não se torne demasiado significativo!