A Alpine está de volta ao mercado automóvel. O novo A110 foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra com o mesmo nome do seu antecessor dos anos 60. Trata-se da "Premier Édition", que já está disponível por encomenda com a entrega das primeiras unidades agendadas para o final do ano. São 1955 modelos numerados, um número que tem a ver com o ano em que Jean Rédelé criou a marca.
"AQUELA MÁQUINA" sabe que já há várias encomendas para o nosso país, apesar do preço final ainda não ser conhecido. Ele deve andar perto dos 80/90 mil euros, valor próximo do exigido pelo Alfa Romeu 4C e Porsche 718 Cayman PDK. A venda dos modelos "normais" só terá início em 2018.
Este coupé de dois lugares tem dimensões compactas (4.178 mm de comprimento, 1.798 mm de largura e 1.252 mm de altura) e assume uma imagem na linha do modelo criado nos anos 60. O motor 1.8 turbo desenvolvido pela Renault Sport tem 252 cv de potência e 320 Nm de binário e conta uma caixa Getrag DCT de sete velocidades. Está colocado em posição central traseira o que contribuiu para a repartição de massas (44% à frente e 56% atrás) que, aliada ao baixo centro de gravidade, potencia a agilidade.
A gestão electrónica propõe três modos de condução (Normal, Sport e Track) que modifica a resposta da direcção e do motor, a acção do controlo de estabilidade ESC e a sonoridade dos escapes. O grafismo do painel de instrumentos digital (10 polegadas) também se altera de acordo com o modo seleccionado.
Novo Alpine A110 já foi ao velho troço do Turini
Para garantir um peso de 1.080 kg, o que permite uma relação peso/potência de 4,3 kg/cv, a marca apostou em componentes específicos como os bancos Sabelt, as pinças dos travões Brembo em alumínio e as jantes de 18 polegadas forjadas pela Otto Fuchs.
O peso reduzido permite que um motor de 252 cv seja suficiente para conseguir 4,5 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h, num coupé que está limitado electronicamente a 250 km/h. A aceleração anunciada é igual ao valor reivindicado pela Alfa Romeo para o 4C Coupé e é ligeiramente melhor do que a anunciada pela Porsche para o 718 Cayman PDK (4,9 s), modelos que podem ser vistos como os concorrentes directos do novo Alpine A110.
Nos anos 60 e 70, o Alpine A110 evoluiu para versões de competição que marcaram uma geração nos grandes ralis internacionais. Por isso, o baptismo do novo A110 tinha que passar pelo troço do Turini, uma das classificativas míticas do rali de Monte Carlo (ver vídeo).