
















Tal como se esperava, a BMW apresentou no Salão Automóvel de Paris a sétima geração do BMW Série 3, que chega ao nosso país em Março do próximo ano.
Com 4,709 metros de comprimento, o novo Série 3 cresceu 85 mm face ao seu antecessor, e é 16 mm mais largo, 1 mm mais alto e 55 quilos mais leve. Além do peso, também a aerodinâmica foi optimizada, com o coeficiente aerodinâmico (Cd) a passar dos 0.26 para os 0.23, detalhe fundamental para manter os consumos controlados.
No que à imagem diz respeito, não notamos mudanças drásticas e rapidamente reconhecemos este modelo como sendo um Série 3. Destaca-se as luzes ópticas estilizadas que se unem à já famosa grelha do tipo "duplo rim", a linha de cintura musculada e claro, as jantes que podem ir até às 19 polegadas, as maiores que alguma vez foram disponibilizadas pela marca no Série 3.
Avançando para a traseira, destacam-se as luzes de desenho horizontal e as saídas de escape de 80 a 90 mm (dependendo da versão), detalhes que garantem um "look" mais robusto e desportivo a esta berlina.
Mais radical do que a mudança exterior foi a alteração no habitáculo, com uma pequena revolução ao nível do "tablier". O habitáculo está orientado em torno do condutor, com o ecrã central a posicionar-se ligeiramente mais abaixo, acima de uma zona com duas saídas de ar e com os comandos do sistema de climatização e de uma zona mais ligeira que serve para "arrumar" os comandos do sistema sonoro.
Com uma capacidade de carga de 480 litros e disponível com a BMW Display key, a chave inteligente da marca de Munique, este novo BMW Série 3 estará à venda em Março de 2019 com seis variantes distintas de motores na fase inicial: 320i, 330i, 318d, 320d, 320 xDrive e 330d.
As motorizações disponíveis contam com blocos diesel de quatro e seis cilindros e com motores a gasolina de quatro cilindros, sendo que as potências variam entre os 150 e os 265 cv. Porém, mais tarde vão surgir variantes mais radicais, entre elas a M340i xDrive, com um motor de seis cilindros que debota 374 cv de potência e 500 Nm de binário, números que lhe vão permitir acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,4 segundos.
A versão híbrida I Performance deste Série 3 também chegará no próximo Verão ao mercado e terá uma autonomia eléctrica a rondas os 60 quilómetros, com a BMW a reivindicar um consumo de 1,7 litros/100 km.
Tal como sempre acontece, haverá vários opcionais para deixar o Série 3 mais desportivo, como o caso da suspensão M Sport, travões M Sport, diferencial desportivo controlado electronicamente ou a suspensão adaptativa M. Contudo, a BMW garante que de série este modelo será muito mais dinâmico que o seu antecessor, algo que só foi possível graças a um chassis mais rígido, vias mais largas, centro de gravidade mais baixo e uma distribuição de peso perfeita de 50:50.
Tal como referimos acima, a sétima geração do BMW Série 3 chega a Portugal em Março de 2019, pelo que ainda é cedo para falar de preços. Certo, para já, é que estará disponível com os níveis de equipamento Advantage, Sport, Luxury e M Sport.