A Kia escolheu o Salão Automóvel de Los Angeles para apresentar o Soul EV, a versão eléctrica do Kia Soul. Com lançamento europeu agendado para o primeiro semestre do próximo ano, o novo Kia Soul EV estreia um novo sistema propulsor e uma nova linguagem de estilo.
Quanto ao motor eléctrico do novo Soul EV, também é consideravelmente mais potente. É que se o modelo original tinha um propulsor eléctrico com 111 cv de potência e 285 Nm, esta nova versão conta com uma unidade que debita o equivalente a 204 cv de potência e 395 Nm.
A Kia garante que o comportamento dinâmico do novo Soul EV melhorou, culpa do novo eixo traseiro independente, e destaca o sistema de recuperação de energia nas travagens. Estão ainda disponíveis quatro modos de condução que permitem ao condutor optar entre uma condução mais agressiva, dando prioridade à potência, ou uma condução mais cuidada, de forma a optimizar a autonomia.
Quanto à imagem, continua com o mesmo "look" quadrado do Soul original e da segunda geração, mas quer a dianteira quer a traseira foram totalmente revistas. Destaca-se a nova assinatura luminosa marcada pelas ópticas dianteiras divididas, com as luzes de presença numa posição superior, e pelas longas e finas ópticas traseiras.
O "look" exterior só fica completo com as novas jantes de 17 polegadas aerodinâmicas e com a grelha dianteira fechada que agora conta com a "porta" de carregamento.
Dentro do habitáculo as alterações também são notórias, sobretudo ao nível do equipamento e da tecnologia disponível. O interior é dominado por um ecrã táctil de 10,25 polegadas (de série) que pode ser controlado pela voz e que suporta os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
Este modelo será produzido na unidade de produção da Kia em Gwangju, na Coreia do Sul, e fará a sua estreia comercial na Europa e nos Estados Unidos na primeira metade de 2019.