Quando, no início deste mês, avançámos com a notícia de que a
Porsche estava a preparar uma versão mais potente do Panamera E-Hybrid para apresentar no salão de Genebra… acertámos em cheio! Mas, humildemente teremos de reconhecer que mal imaginávamos que a marca alemã estivesse a preparar a versão mais poderosa da gama Panamera, muitos cavalos acima dos 550 cv da versão Turbo... Apresentamos-lhe o Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid com… 680 cv!
A versão híbrida "plug-in" da luxuosa berlina da Porsche trocou o habitual V6 de 330 cv pelo V8 4.0 biturbo de 550 cv que funciona em conjunto com o mesmo motor eléctrico que debita 100 kW, o equivalente a 136 cv. Quando se juntam em situações em que é exigido todo o poderio da mecânica híbrida, a potência conjunta atinge os 680 cv, chegando o binário máximo aos 850 Nm, disponíveis logo a partir das 1400 rpm! Passa, assim, a ser a mais poderosa versão da gama Panamera.
Valores impressionantes mas a necessitarem de ser explicados de forma mais… prática. Então cá vai: esta requintada berlina de mais de cinco metros de comprimento (5,049 m) acelera, nesta versão Turbo S E-Hybrid, até aos 100 km/h em apenas 3,4 s, atingindo os 310 km/h de velocidade máxima. Só para colocar aquela prestação em perspectiva, é apenas 0,1 s mais lenta que o superdesportivo Porsche 911 GT3 RS que tem a mesma velocidade máxima…
O outro lado deste fascinante "mundo" é a capacidade desta incrível "bomba" poder andar 50 km em modo puramente eléctrico, sem gastar gasolina nem emitir gases poluentes! Graças à bateria de iões de lítio de 14,1 kWh de capacidade, recarregável numa banal tomada eléctrica em 6 horas. A operação de carregamento pode ser programada ou controlada remotamente através de uma aplicação para "smartphones" (Porsche Connect App). Contando com a ajuda eléctrica, a Porsche anuncia um consumo médio de apenas 2,9 l/100 km para este modelo…
Todo aquele poderio é transmitido às quatro rodas, através do Porsche Traction Management (PTM) e da caixa automática de oito velocidades de dupla embraiagem e com patilhas no volante (PDK). O Panamera Turbo S E-Hybrid conta ainda com suspensão pneumática como equipamento de série.
Tratando-se da versão mais desportiva da gama Panamera – trata-se, aliás, do segundo Porsche mais potente de sempre, a seguir ao superdesportivo
918 Spyder! –, o Turbo S E-Hybrid conta com equipamentos como discos de travões carbocerâmicos (PCCB), chassis desportivo com controlo dinâmico (PDCC Sport) com vectorização de binário, a mais recente geração da direcção assistida e jantes especiais de 21 polegadas.
Esta soberba motorização estará disponível nas duas carroçarias do Panamera, a normal e a Executive, mais longa e com mais 150 mm entre os eixos. A versão Executive conta ainda com eixo traseiro direccional. O Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid fará a sua estreia em público dentro de pouco mais de uma semana no salão de Genebra, chegando ao mercado no próximo mês de Julho.