O Salão Automóvel de Paris é um marco para a Toyota, que mostrou uma nova estratégia. Os japoneses disseram adeus ao Auris e recuperaram o Corolla...
A nova família Corolla oferece um hatchback de cinco portas e uma carrinha, assumindo novos caminhos que vão para além do que estava disponível na gama Auris. Realizados com base na nova plataforma TNGA, os Corolla são mais compridos (40 mm no cinco portas e 58 mm na carrinha) e têm uma maior distância entre-eixos, o que garante mais espaço no interior.
Para melhorar o comportamento dinâmico, o centro de gravidade foi rebaixado 10 mm em modelos que contam com uma suspensão traseira do tipo multilink. A maior rigidez estrutural (60%) dos novos Corolla face aos velhos Auris ajuda a maximizar a estabilidade direccional, sem condicionar o conforto exigido a veículos de carácter familiar.
Na fase de lançamento, no início de 2019, apenas estão disponíveis duas propostas híbridas: o 1.8 de 122 cv, a mesma solução que surge no Prius, e permite ao Corolla passar de 0 a 100 km/h em 10.9 segundos; e o 2.0 de 180 cv, que chega à mesma velocidade em 7,9 segundos. A proposta mais potente reivindica emissões de 86 g/km e isso é bom. Mas, mesmo assim, não é um carro à medida do mercado nacional...