O Honda Civic Type R é um dos "hatchbacks" mais radicais de sempre e não tem feito outra coisa desde que foi lançado a não ser bater recordes e receber elogios. Ainda assim, a Mugen achou que podia melhorá-lo e apresentou no Salão Automóvel de Tóquio deste ano o RC20GT, um "pack" de estilo feito à medida do Civic Type R que o deixa com um "look" consideravelmente mais agressivo.
Tal como já acontece com o Honda Civic Type R "normal", esta versão está longe de ter uma imagem convencional, mas não temos dúvidas que serão muitos os donos deste desportivo japonês a querer equipar o seu Type R com os elementos estéticos deste pacote.
Destaca-se o "capot" em fibra de carbono com várias inserções laterais, um pára-choques dianteiro em carbono com entradas de ar "rasgadas" e com uma enorme grelha frontal, saias laterais mais proeminentes, um pára-choques traseiro com um enorme difusor em carbono e com uma saída de escape central e claro, uma asa traseira gigantesca em fibra de carbono.
Os detalhes em torno desta proposta ainda são escassos, mas além da aerodinâmica a Mugen garante que também melhorou a circulação do ar e, por consequência, o processo de arrefecimento.
Quanto ao motor, a Mugen está a trabalhar num "pack" de potência para este modelo, mas para já continua a recorrer ao bloco original, um quatro cilindros de 2.0 litros que produz 320 cv de potência e 400 Nm de binário máximo. Estes números permitem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos e uma velocidade máxima de 272 km/h.
Se achar esta proposta da Mugen demasiado radical saiba que também foi anunciado um segundo "pack" de estilo bem menos… agressivo! Nesta variante, o Civic Type R conserva os traços gerais da sua forma, mas ganha uma enorme asa, um difusor traseiro com dupla saída de escape, novas saídas de ar junto das cavas das rodas dianteiras, um "spoiler" frontal e claro, uma dupla abertura no "capot".
A Mugen não revelou o preço destas duas conversões, mas importa dizer que o Honda Civic Type R está à venda no nosso país por um preço que começa nos 47.400 euros para a versão normal e nos 50.450 euros para o Type R GT.