A Renault acaba de mostrar no Salão Automóvel de Genebra o EZ-GO Concept, um protótipo que é muito mais do que um simples carro eléctrico e autónomo. A marca francesa descreve-o igualmente como um serviço que "permite às pessoas apanhar boleia de um local fixo ou móvel".
Com 5,2 metros de comprimento, 2,2 de largura e 1,6 de altura, este protótipo é enorme. Mas aquilo que mais salta à vista não é o tamanho mas sim a… forma! O desenho exterior é futurista e dominado por um enorme tejadilho em vidro que abre para que possamos aceder ao habitáculo.
"Aqui não há regras, começámos realmente com uma folha em branco", começou por dizer Laurens Van den Acker, director de design da Renault, que explicou que o "portão" frontal "é a forma mais segura de aceder ao habitáculo e mais cómoda porque se entra de pé, o que facilita também o acesso a pessoas de mobilidade reduzida".
E por falar em habitáculo, o deste EZ-GO tem capacidade para seis passageiros e assume-se como uma espécie de cápsula com vidro em toda à volta. O piso do interior é totalmente plano, há WIFI a bordo e vários pontos de carregamento por indução para "smartphones".
O sistema propulsor é 100 por cento eléctrico e está montado na zona posterior para alimentar o eixo traseiro. As baterias estão posicionadas por baixo do piso do habitáculo, para manter o centro de gravidade baixo, e a velocidade máxima está limitada a apenas 50 km/h.
Um dos problemas quando se imagina um automóvel totalmente autónomo é o facto de haver muitas pessoas que ainda não confiam na "máquina". E foi precisamente para combater esse medo que a Renault optou por fechar este protótipo com várias superfícies transparentes para que as pessoas pudessem sempre ver o que as rodeia.